Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/659094
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2009
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: TOMÉ JÚNIOR, J. B.
PENHA, E. das M.
COHEN, K. de O.
ENCARNAÇÃO, R. de O.
MAURO, R. de A.
ANGELIS, S. de
HAMMES, V. S.
OLIVEIRA, Y. M. M. de
Additional Information: JUAREZ BARBOSA TOME JUNIOR, DPD; EDMAR DAS MERCES PENHA, CTAA; KELLY DE OLIVEIRA COHEN, CENARGEN; RICARDO DE OLIVEIRA ENCARNACAO, DRM; RODINEY DE ARRUDA MAURO, CNPGC; SANDRA DE ANGELIS, CPAF-AC; VALERIA SUCENA HAMMES, CNPMA; YEDA MARIA MALHEIROS DE OLIVEIRA, CNPF.
Title: Proposta corporativa para implantação de gestão ambiental na Embrapa.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2009.
Pages: 19 p.
Series/Report no.: (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Documentos, 97).
Language: pt_BR
Keywords: Embrapa
Gestão ambiental.
Description: Este documento traduz uma iniciativa que contribui para a internalização de conceitos e orientações visando à implantação de instrumentos de gestão ambiental na Embrapa, em consonância com a explícita preocupação da empresa quanto à sua atuação institucional de vanguarda em termos de adoção de responsabilidade e ética para o desenvolvimento sustentável. Para gerir as atividades do projeto, foi criado um comitê gestor formado por representantes de várias unidades, e da própria sede, com perfil multidisciplinar. Este comitê focou sua atenção na realização de um diagnóstico sobre o estágio de disseminação da cultura da questão ambiental no corpo técnico e administrativo das unidades descentralizadas da Embrapa. Dessa forma, foi possível evidenciar as diferenças existentes nos diversos centros de pesquisa bem como as dificuldades para a implantação de um sistema de gestão ambiental, em função da diversidade geográfica da localização de algumas unidades, da cultura local, da percepção ambiental e importância dada à questão ambiental em certas unidades, da qualificação dos recursos humanos para lidar com o tema meio ambiente e , outras vezes, da inadequação das instalações prediais de várias unidades. Como resultado desse esforço, foi construído um modelo de gestão ambiental para a Embrapa, fundamentado em experiências bem sucedidas de algumas unidades e validado pelo corpo técnico da própria empresa. Este modelo deu início à incorporação das questões ambientais na cultura organizacional, por meio dos planos de ação do projeto que originou este documento (Projeto de Gestão Ambiental: uma proposta corporativa da Embrapa), e que abrigavam procedimentos relativos à educação ambiental corporativa, gestão de resíduos laboratoriais, gestão de campos experimentais, gestão integrada de resíduos, gestão de áreas protegidas e realização de plano de manejo para as unidades da Embrapa.
Thesagro: Meio Ambiente.
Data Documento: 2010-02-26
ISSN: 1516-8247
Appears in Collections:Série Documentos (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009DOC0097.pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace