Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/575090
Título: Uva em clima temperado.
Autor: MANDELLI, F.
MIELE, A.
TONIETTO, J.
Afiliación: FRANCISCO MANDELLI, CNPUV; ALBERTO MIELE, CNPUV; JORGE TONIETTO, CNPUV.
Año: 2009
Referencia: In: MONTEIRO, J. E. B. A. (Org.). Agrometeorologia dos cultivos: o fator meteorológico na produção agrícola. 1. ed. Brasília, DF: INMET, 2009.
Páginas: p. 503-515.
Descripción: No reino vegetal, a videira pertence à divisão Spermatophyta, subdivisão Angiospermae, classe Dicotyledoneae, ordem Rhamnales, família Vitaceae, gênero Vitis, subgêneros Muscadinia e Euvitis. O Subgênero Euvitis reúne 30 espécies de videiras, dentre a quais, a mais importante para a viticultura brasileira é a espécie Vitis labrusca L., originária da América do Norte, e a espécie Vitis vinifera L., originária da Ásia-Europa (Galet, 1983). As cultivares de V labrusca, ou híbridas, de maior destaque para o Brasil, são a Isabel, a Niágara Branca, a Niágara Rosada, a Concord e a Ives (Bordô, Folha de Figo). Da espécie V vinifera, destacam-se as cultivares Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Itália e suas mutações (Rubi, Benitaka e Brasil). Fazem parte desse grupo, entre outras, as cultivares apirenas (sem sementes) Thompson Seedless (Sultanina) e Superior Seedless (Festival). Quanto ao destino, existem cultivares de videira para o consumo in natura, as chamadas uvas de mesa, como a Niágara Rosada e a Itália; outras, destinadas à elaboração de vinhos, como a Cabernet Sauvignon e a Chardonnay. Existem cultivares que podem ter mais de uma finalidade, ou seja, mesa, vinho ou suco, como é o caso da Isabel e da Niágara Branca.
Thesagro: Viticultura
Uva
Fenologia
Meteorologia
Clima
Temperatura
Radiação solar
Vento
Granizo
Seca
Geada
Chuva
Palabras clave: Região de clima temperado
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro técnico (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
117472009.pdf9.26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace