Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/542312
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Issue Date: 2007
Type of Material: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Authors: TONIETTO, J.
Additional Information: JORGE TONIETTO, CNPUV.
Title: Afinal, o que é terroir?
Publisher: Monte Belo do Sul, Monte Belo do Sul, p. 4, jun. 2007.
Language: pt_BR
Notes: Publicado também em outro veículo de comunicação: TONIETTO, J. Afinal, o que é terroir? Bon Vivant, Flores da Cunha, v. 8, n. 98, p. 8, 2007.
Keywords: Terroir.
Description: A palavra terroir data de 1.229, sendo uma modificação lingüística de formas antigas (tieroir, tioroer), com origem no latim popular "territorium". Segundo o dicionário Le Nouveau Petit Robert (edição 1994), terroir designa "uma extensão limitada de terra considerada do ponto de vista de suas aptidões agrícolas". Referindo-se ao vinho, aparecem exemplos de significados como: "solo apto à produção de um vinho", "terroir produzindo um grand cru", "vinho que possui um gosto de terroir", "um gosto particular que resulta da natureza do solo onde a videira é cultivada". Nos dias atuais o termo terroir remete a uma conotação positiva em relação ao vinho. Contudo, isto não foi sempre assim. Na França do século XIX, o termo era associado a um vinho que não tinha o caráter nobre (cru) para ser consumido pelas pessoas da cidade, mas referia-se ao vinho com "gosto de terroir", na época associado a um caráter qualitativo pejorativo - a um vinho para ser consumido por gente do interior.
Thesagro: Clima
Enologia
Geografia
Uva
Vinho.
Year: 2008-01-16
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ToniettoBonVivantv8n98p8abr2007.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace