Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/338522
Título: Estimativa do estoque de carbono na biomassa do clone de Seringueira RRIM 600 em solos da Zona da Mata - Minas Gerais.
Autoria: CARMO, C. A. F. de S. do
MENEGUELLI, N. do A.
LIMA, J. A. de S.
MOTTA, P. E. F. da
ALVARENGA, A. de P.
Afiliação: CIRÍACA ARCÂNGELA F. DE SANTANA DO CARMO, CNPS; NELI DO AMARAL MENEGUELLI, CNPS; JORGE ARAUJO DE SOUSA LIMA, CNPS; PAULO EMILIO FERREIRA DA MOTTA, CNPS; ANTÔNIO DE PÁDUA ALVARENGA, EPAMIG.
Ano de publicação: 2003
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2003.
Páginas: 18 p.
Conteúdo: Devido à crescente demanda de borracha natural no mercado internacional e a produção no país atender a apenas 34% da necessidade nacional, parece ser estratégica a expansão da heveicultura. Por se tratar de uma planta adaptável a grande parte do território nacional, apresentar longevidade na produção e possuir uma cadeia produtiva fortemente dependente de mão de obra, a seringueira constitui-se numa boa opção para a ocupação de áreas degradadas, sendo também uma alternativa econômica para pequenos e médios produtores. A cultura propicia, ainda, ganhos ambientais, por estocar carbono em quantidades equivalentes ao da floresta natural. Este trabalho objetivou quantificar o carbono estocado na biomassa aérea da seringueira do clone RRIM 600, com 15 anos de idade, correlacionando-o com os atributos do solo, tendo sido realizado na cidade de Oratórios, Minas Gerais. A circunferência do caule à altura do peito de todas as árvores localizadas na parte superior, média e inferior da encosta foram medidas, sendo a determinação da biomassa realizada por medição direta segundo o método da árvore média. A identificação dos solos foi realizada para cada estrato da encosta, encontrando-se um Latossolo Vermelho-Amarelo no estrato superior, e um Argissolo Vermelho-Amarelo nos terços inferior e médio da encosta. A circunferência do caule apresentou diferença significativa apenas no estrato superior da encosta, enquanto para a biomassa e o estoque de carbono essas diferenças não foram detectadas. As maiores quantidades de carbono foram observadas nos galhos grossos, com 50,2 kg árvore-1, representando 46% do carbono total da parte aérea. O carbono estocado na biomassa aérea, em média, totalizou 125,5 kg árvore-1 ou 62.746 kg ha-1.
Thesagro: Carbono
Estoque
Palavras-chave: Borracha Natural
Brasil
Minas Gerais
Zona da Mata
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 24).
ISSN: 1678-0892
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bpd242003seringueirarrim600.pdf398.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace