Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/338081
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Séries anteriores (INFOTECA-E)
Issue Date: 2000
Type of Material: Séries anteriores (INFOTECA-E)
Authors: CARVALHO, S. R. de
CAMARGO FILHO, S. T.
ARONOVICH, S.
PALMIERI, F.
BLANCANEAUX, P.
DIAS, P. F.
SILVA, J. N. da
Additional Information: SYLVIO ROMERO DE CARVALHO, CNPS; SÉRGIO TRABALI CAMARGO FILHO, PESAGRO-RJ; SALOMÃO ARONOVICH, PESAGRO-RJ; FRANCESCO PALMIERI, CNPS; PHILIPPE BLANCANEAUX, ORSTON - FRANÇA; PAULO FRANCISCO DIAS, PESAGRO-RJ; JAIR NASCIMENTO DA SILVA, PESAGRO-RJ.
Title: Recuperação de áreas degradadas através da introdução de gramíneas forrageiras e de leguminosas arbóreas no Estado do Rio de Janeiro.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2000.
Pages: 42 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa, 18).
Language: pt_BR
Keywords: Área degradada
Leguminosa arbórea
Código Florestal.
Description: O município de Paty do Alferes está situado na região subtropical montanhosa da Mata Atlântica do Estado de Rio de Janeiro. A erosão e seus associados efeitos representam sérios problemas ao ambiente. A principal razão para a erosão nesta região, é a utilização de solos inapropriados para agricultura anual associado a sistemas agrícolas não adequados as condições pedo-ambientais. O principal objetivo foi implantar módulos de pesquisa na fazenda, para recuperar áreas agrícolas/hortícolas degradadas, em topografia forte ondulada com 40% de declive, apresentando vários sulcos ao longo do declive. Os resultados mostraram que os módulos sob Brachiaria brizantha cv marandu e Digitaria swaziladensis (grama Swazi) foram os mais eficientes na produção de massa seca, mas a grama Swazi apresentou melhores efeitos nas propriedades dos solos. Os módulos com leguminosas arbóreas mostraram que a Erytrina velutina (Eritrina), Acácia mangium (Acácia) e Mimosa caesalpinaefolia (Sabiá) foram os mais eficientes para o conjunto de parâmetros estudados.
Thesagro: Gramínea Forrageira
Solo.
Year: 2004-01-21
ISSN: 1517-5219
Appears in Collections:Séries Anteriores (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bp182000leguminosas.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace