Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/336999
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2003
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: FERRAZ, R. P. D.
FIDALGO, E. C. C.
PRADO, R. B.
GONCALVES, A. O.
DANTAS, M. E.
MANSUR, K. L.
MARQUES, A.
TAVARES, J. C.
MANZATTO, H. R. R.
MANZATTO, C. V.
Additional Information: RODRIGO PECANHA DEMONTE FERRAZ, CNPS; ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; RACHEL BARDY PRADO, CNPS; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; MARCELO E. DANTAS, CPRM; KATIA LEITE MANSUR, DRM-RJ; ANDERSON MARQUES, DRM-RJ; JANE CORTÊS TAVARES, CPRM; HELGA RESTUM HISSA, CNPS; CELSO VAINER MANZATTO, CNPS.
Title: Diagnóstico do meio físico da bacia hidrográfica do Rio do Imbé - RJ: aplicação de metodologia integrada como subsídio ao manejo de microbacias.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2003.
Pages: 92 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 29).
Language: pt_BR
Keywords: Recursos hídricos
Uso e cobertura do solo
Diagnóstico físico.
Description: O Diagnóstico do Meio Físico da Bacia do Rio do Imbé (BHRI) integra os estudos que subsidiam o projeto Manejo Sustentável de Recursos Naturais em Microbacias do Norte-Noroeste Fluminense - SMH-SEAAPI/GEF (Global Enviroment Facility), cujo principal objetivo é apoiar produtores rurais de base familiar na autogestão dos recursos naturais, visando o desenvolvimento rural baseado em um modelo de agricultura socioambientalmente sustentável. A metodologia adotada partiu da integração da base cartográfica e dos dados digitais de mapeamentos temáticos do meio físico (clima, recursos hídricos, geologia, geomorfologia, solos e uso e ocupação das terras). Adotou-se no presente estudo a escala 1:250.000, compatível com a maioria dos dados secundários, que foram transformados para uma mesma projeção cartográfica e inseridos em uma base de dados digital. Inicialmente, foi realizada a síntese dos dados de solos e geomorfologia para a identificação e delimitação de unidades morfopedológicas. Em seguida, essas unidades foram agrupadas em seis zonas agroecológicas, considerando as potencialidades e fragilidades dos recursos naturais, os padrões de uso e o estado de degradação das terras. As zonas foram descritas e caracterizadas com base no conjunto de dados temáticos disponível e complementados com as informações levantadas em campo. O trabalho de campo foi orientado para verificação da diversidade dos aspectos físicos, das atividades antrópicas e dos problemas de degradação e conflitos relacionados ao uso dos recursos naturais. Foram considerados ainda o histórico socioeconômico e ambiental da região e a percepção dos atores locais com relação aos aspectos mencionados. Os resultados evidenciaram que a BHRI, face à singular interação dos aspectos fisiográficos e antrópicos, possui uma diversidade ambiental contrastante, apresentando diferentes potencialidades de uso e níveis de fragilidade. Contudo, o diagnóstico do meio físico, obtido segundo a metodologia apresentada, poderá constituir-se em um instrumento importante para subsidiar a tomada de decisões no que se refere às estratégias de planejamento, manejo adequado, monitoramento e avaliação dos recursos naturais, a serem adotados pelo projeto.
Thesagro: Clima
Geologia
Geomorfologia
Pedologia.
Data Created: 2004-11-17
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpd292003rioimbe.pdf664,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace