Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/336754
Título: Zoneamento pedoclimático do Rio Grande do Sul para a cultura da batata.
Autoria: CHAGAS, C. da S.
CARVALHO JUNIOR, W. de
PEREIRA, N. R.
BHERING, S. B.
ZARONI, M. J.
Afiliação: CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS; SILVIO BARGE BHERING, CNPS; MARIA JOSE ZARONI, CNPS.
Ano de publicação: 2000
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2000.
Páginas: 28 p.
Conteúdo: O presente estudo tem por objetivo identificar a potencialidade das terras do Estado do Rio Grande do Sul para a cultura da batata, fornecendo assim condições para um melhor planejamento das atividades ligadas a cadeia produtiva da cultura, bem como servir de instrumento básico para a orientação das atividades de assistência técnica, pesquisa e experimentação agrícola no estado. Para realização deste estudo foram utilizados como materiais básicos as informações contidas no Mapa Exploratório dos solos do Estado do Rio Grande do Sul, escala 1:1.000.000, e as informações sobre a aptidão climática da cultura contidas no Macrozoneamento Agroecológico e Econômico do Estado do Rio Grande do Sul. Na elaboração dos mapas foram utilizados os seguintes softwares de sistemas de informação geográfica: SGI/VGA para digitalização da base cartográfica e mapas temáticos e Arc/Info, no tratamento e processamento dos dados. Os resultados obtidos mostram o predomínio, para todas as épocas de plantio consideradas, da classe de aptidão pedoclimática Não Recomendada, com mais de 76% das terras do estado, independente do nível de manejo, seguida das classes Tolerada e Preferencial. Dentre as mesorregiões do estado, as que apresentam os maiores percentuais de áreas aptas são a Noroeste, a Sudoeste, a Centro Oriental e a Centro Ocidental. Os municípios de Cachoeira do Sul Gabriel, Rio Pardo, Santo Antonio das Missões, Alegrete, São Francisco de Assis e Bossoroca, no nível de manejo B e Alegrete, São Gabriel, Cachoeira do Sul, São Francisco de Assis, Santana do Livramento, Rosário do Sul, São Borja, Santiago, Rio Pardo, Santo Antonio das Missões, Cacequi, Santa Maria, Manoel Viana e Bossoroca, no nível de manejo C, nesta ordem, são os que mais se destacam com relação ao potencial para plantio da batata em setembro ou fevereiro, enquanto apenas os municípios de Lagoa Vermelha, Vacaria e Muito Capões se destacam com relação ao potencial para plantio da batata em outubro.
Thesagro: Batata
Zoneamento Climático
Aptidão Climática
Série: (Embrapa Solos. Documentos, 31).
ISSN: 1517-2627
Notas: Acompanha 6 mapas, color. Mapa do zoneamento pedoclimático do Rio Grande do Sul para a cultura da batata (época de semeadura setembro - médio nível tecnológico); Mapa do zoneamento pedoclimático do Rio Grande do Sul para a cultura da batata (época de semeadura outubro - médio nível tecnológico); Mapa do zoneamento pedoclimático do Rio Grande do Sul para a cultura da batata (época de semeadura fevereiro - médio nível tecnológico); Mapa do zoneamento pedoclimático do Rio Grande do Sul para a cultura da batata (época de semeadura setembro - alto nível tecnológico); Mapa do zoneamento pedoclimático do Rio Grande do Sul para a cultura da batata (época de semeadura outubro - alto nível tecnológico); Mapa do zoneamento pedoclimático do Rio Grande do Sul para a cultura da batata (época de semeadura fevereiro - alto nível tecnológico).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Batata-RS.pdf556,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
batata-c-out.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
batata-b-set.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
batata-b-fev.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
batata-b-out.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
batata-c-fev.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
batata-c-set.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace