Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/335815
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.editorLARACH, J. O. I.pt_BR
dc.date.accessioned2020-06-12T14:02:42Z-
dc.date.available2020-06-12T14:02:42Z-
dc.date.created2002-11-22
dc.date.issued1976
dc.identifier.citationCuritiba: CERENA; Rio de Janeiro: EMBRAPA-SNLCS, 1976.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/335815-
dc.descriptionO Levantamento de Reconhecimento dos Solos do Oeste do Estado do Paraná, que constitui a base do presente trabalho, foi realizado pela Divisão de Pesquisa Pedológica (atual SNLCS da EMBRAPA) - em convênio com o Comissão de Estudo dos Recursos Naturais Renováveis do Estado do Paraná - Projeto de Recursos do Solo (CERENA), com o apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Café (IBC) e do Conselho de Cooperação Técnica da Aliança paro o Progresso (CONTAP). Em geral as informações contidas nos levantamentos pedológicos, não são de fácil compreensão para a maioria dos não especialistas em solos, de modo que para torná-los mais acessíveis são indispensáveis as interpretações desses mapas. O propósito do trabalho em vista é o de por ao alcance do maior número possível de pessoas as informações obtidas durante o mapeamento no que se refere ao uso agrícola dos solos. O levantamento pedológico, utilizado como base desta interpretação, é de caráter generalizado, senda de precisão limitada tanto em detalhes cartográficos coma na homogeneidade das unidades de solos. Portanto, as informações apresentadas tem também caráter generalizado, e não poderão servir para solucionar problemas de planejamento a nível de unidade de produção, ou utilização de terras e questões de fertilidade em áreas restritas, salvo casos muito especiais. Vale salientar que a interpretação é uma previsão da comportamento do solo quando utilizada sob um determinado manejo e não uma recomendação de uso. Além das características do próprio sala seu melhor uso depende de fatores econômicos, sociais, políticos e algumas vezes até religiosos. Os mapas de interpretação precisam ser revisadas de tempo em tempo, já que as previsões feitas paro o comportamento das solos podem variar com o avanço tecnológica e mudanças no meio econômico, social e político.
dc.languagePortugues
dc.language.isopt_BR
dc.relation.ispartofseries(EMBRAPA-SNLCS. Boletim técnico, 50).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleAptidão agrícola dos solos do Oeste do estado do Paraná (área 3): (interpretação do levantamento de reconhecimento dos solos).
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroAptidão Agrícola
dc.subject.thesagroReconhecimento do Solo
dc.subject.nalthesaurusLand suitability
dc.subject.nalthesaurusSoil surveys
dc.subject.nalthesaurusSoil management
dc.description.notesAcompanha 2 mapas, color. Escala 1:300.000. Colaboração entre a Comissão de Estado dos Recursos Naturais Renováveis do Estado do Paraná - CERENA e o Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (Centro de Pesquisas Pedológicas) da EMBRAPA, para execução do presente trabalho, conforme o Termo Aditivo ao Acordo 07/73 entre o Ministério do Interior - SUDESUL e o Governo do Estado do Paroná. Autores: Americo Pereira de Carvalho, Delcio Peres Hochmuller, Jorge Olmos Iturri Larach, Moacyr de Jesus Rauen, Pedro Jorge Fasolo, Alcides Cardoso.
dc.format.extent232 p.
dc.contributor.institutionJORGE OLMOS ITURRI LARACH, CNPS.
Appears in Collections:Séries Anteriores (CNPS)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace