Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/213445
Título: Sistema de colheita.
Autoria: SANTOS, A. B. dos
SILVA, J. G. da
Afiliação: ALBERTO BAETA DOS SANTOS, CNPAF; JOSE GERALDO DA SILVA, CNPAF.
Ano de publicação: 2004
Referência: In: SANTOS, A. B. dos (ed.). Cultivo da soca de arroz irrigado. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2004.
Páginas: p. 173-185.
Conteúdo: Uma grande preocupação que se deve ter para o cultivo da soca de arroz é com a colheita do cultivo principal, pois as condições dos colmos remanescentes por ocasião da colheita afetam o desempenho da soca. Com isso, deve haver um planejamento da colheita do cultivo principal para se obter êxito no cultivo da soca. A área pisoteada pela esteira da colhedora pode corresponder a até 38% da área total cultivada, e as plantas de arroz danificadas podem não se recuperar ou ter seu desenvolvimento retardado, o que impossibilitaria a sua colheita simultaneamente com a produção de grãos das plantas não pisoteadas. Com isso, deve-se evitar o "passeio" desnecessário de colhedoras e graneleiros para não danificar excessivamente os colmos remanescentes. O sistema de colheita influencia substancialmente o comportamento da soca. Dentre as práticas empregadas na colheita do cultivo principal que afetam o comportamento da soca de arroz, destacam-se a época, a altura de corte das plantas e os equipamentos das colhedoras, discutidas neste capítulo, e suas relações com a produtividade e qualidade de grãos da soca de arroz.
Thesagro: Colheita
Oryza Sativa
Soca
Arroz Irrigado
ISBN: 85-7437-023-1
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cultivo-soca-2004-cap9.pdf350.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace