Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/187187
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Issue Date: 2005
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: SILVA, M. C. M. da
BRUNETTA, P. S. F.
FIGUEIRA, E. L. Z.
MAGALHÃES, M. T. Q.
OLIVEIRA, G. R.
RAMOS, H. B.
SARTO, R. P. del
CRUZ, C. M.
OLIVEIRA, R. S.
CAVALCANTI, K. L.
CRAVEIRO, K.
BARBOSA, A. E. A. D.
PAES, N. S.
ROCHA, T. L.
TEIXEIRA, F. R.
COUTINHO, M. V.
GROSSI-DE-SÁ, M. F.
Title: Evolução molecular in vitro: seleção de moléculas inseticidas para insetos-praga do algodoeiro.
Publisher: Brasília, DF : Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2005.
Pages: 22 p.
Series/Report no.: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 99).
Language: pt_BR
Keywords: Bicudo do algodoeiro
Lagarta do cartucho
Insetos praga
Cultura do algodão
Estratégias biotecnológicas
Evolução in vitro
Moléculas.
Description: O bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) e a lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda) são insetos que causam perdas significativas para a agricultura devido aos danos causados à cultura do algodão. Estratégias biotecnológicas utilizam proteínas envolvidas com a defesa de plantas, incluindo as d-endotoxinas e os inibidores de a-amilases (aAIs), como ferramentas no desenvolvimento de plantas resistentes aos insetos-praga. Neste contexto, a estratégia envolvendo a evolução in vitro de moléculas, por meio da técnica de DNA shuffling, tem sido aplicada para gerar moléculas variantes, com melhor toxicidade e especificidade para insetos-praga. Quatro bibliotecas combinatórias foram construídas utilizando as técnicas de DNA shuffling e Phage display. Três genes para toxinas Cry (cry1Ia12, cry3Aa1 e cry8Ha), assim como a recombinação dos genes aAI-1 and aAI-2, isolados de sementes de Phaseolus vulgaris, foram utilizados para a reação de DNA shuffling, gerando bibliotecas individualizadas. Cada uma das bibliotecas de variantes de aAIs e de toxinas Cry geraram cerca de 105-107 genes mutantes, que foram selecionados in vitro contra as a-amilases e BBMV intestinal (Brush Border membrane Vesicles) dos insetos, A. grandis e S. frugiperda. Os genes para moléculas variantes foram expressos na superfície de fagos e as proteínas recombinantes foram avaliadas em bioensaios. Os dados obtidos confirmam a eficiência da estratégia na geração de um grande número de moléculas variantes, com atividade e especificidade melhoradas para insetos-praga alvos.
Thesagro: Anthonomus Grandis
Spodoptera Frugiperda.
NAL Thesaurus: DNA shuffling.
Year: 2006-06-06
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bp099.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace