Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/154734
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2004
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: TURCO, S. H. N.
ARAUJO, G. G. L. de
TEIXEIRA, A. H. de C.
GUIMARÃES FILHO, C.
MESQUITA, E.
ALENCAR, S. C. de
Additional Information: Sílvia Helena Nogueira Turco, Univasf; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; ANTONIO HERIBERTO DE C TEIXEIRA, CPATSA; Clovis Guimarães Filho, CPATSA; Edmar Mesquita; SUETONE COELHO DE ALENCAR, CPATSA.
Title: Avaliação de alguns fatores do clima que influenciam a adaptação, o comportamento fisiológico e o desempenho de bovinos da raça Sindi, no Semi-Árido brasileiro.
Publisher: Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2004.
Pages: 30 p.
Series/Report no.: (Embrapa Semi-Árido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 66).
Language: pt_BR
Keywords: Raça Sindi
Comportamento fisiológico
Avaliação
Desempenho
Adaptação animal
Ambiência
Nordeste
Região semi-árida
Description: Este experimento foi conduzido, no Campo Experimental da Caatinga, Embrapa Semi-Árido, localizado no município de Petrolina - PE, região semi-árida do Nordeste brasileiro. Foram utilizados 20 animais, da raça Sindi, sendo dez fêmeas e dez machos, com idade variando de 1 a 4 anos, com o objetivo de avaliar alguns fatores do meio que influenciam a adaptação, o comportamento fisiológico e o desempenho de bovinos da Raça Sindi, nas condições ambientais do semi-árido brasileiro. As informações básicas para este trabalho foram: a) variáveis fisiológicas: temperatura retal (TR); temperatura da pele (TP); freqüência respiratória (FR); b) variáveis anatômicas: comprimento do pêlo (CP); espessura da pele (EP); espessura do pelame (EPL); c) desempenho animal: peso vivo dos animais (PV) e d) variáveis climáticas: temperatura do ar (TAR); umidade relativa (UR); índice de temperatura de globo e umidade (ITGU), índice de temperatura e umidade (ITU). As variáveis fisiológicas: TR, TP e FR foram observadas no período da manhã (9:00 h) e tarde (15:00 h) em número de três coletas por semana, sendo duas semanas consecutivas de leitura e uma semana sem tomadas de dados. Os dados de temperatura retal, temperatura da pele e freqüência respiratória, obtidas para as diferentes categorias do rebanho da raça Sindi, para as condições deste experimento, foram mais elevados na época I (novembro de 1997 a maio de 1998), devido a maior temperatura do ar e umidade relativa. Entretanto, apesar dos animais da raça Sindi terem apresentado uma temperatura retal e uma freqüência respiratória (P<0,05) mais elevados nesta época, estas variáveis estiveram dentro dos padrões normais da espécie bovina, indicando que os animais são capazes de se manter em homeotermia, mesmo em condições consideradas estressantes. As variáveis anatômicas apresentaram características desejáveis para perda de calor como: pêlos e pelame curtos. Estas características facilitam a perda de calor do animal para o ambiente, diminuindo assim a possibilidade de estresse calórico. NMesmo conhecendo que a variação de peso vivo dos animais, por si só, não tenha sido suficiente para expressar todo o potencial dos animais, vale ressaltar, que mesmo em condições atípicas e de curto período de observação, os mesmos, tiveram um desempenho considerado bom para a variável estudada, nas diferentes categorias da raça. Conclui-se que os bovinos da raça Sindi responderam satisfatoriamente, mantendo a temperatura retal e freq6U~encia respiratória dentro dos padróes considerados normais, sendo um indicativo de boa resposta fisiológica para estas condições climáticas do semi-árido nordestino.
Thesagro: Produção animal
Bovino
NAL Thesaurus: Animal production
Data Documento: 2004-09-23
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FL09947.pdf12,59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace