Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/154727
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2004
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: CAVALCANTI, N. de B.
SANTOS, C. A. F.
BRITO, L. T. de L.
ANJOS, J. B. dos
Additional Information: NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; LUIZA TEIXEIRA DE LIMA BRITO, CPATSA; JOSE BARBOSA DOS ANJOS, CPATSA.
Title: Pícles de xilopódio do umbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda).
Publisher: Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2004.
Pages: 16 p.
Series/Report no.: (Embrapa Semi-Árido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 64).
Language: pt_BR
Keywords: Umbuzeiro.
Description: Este trabalho teve como objetivo produzir e testar a aceitação de três formas de pícles do xilopódio do umbuzeiro, obtidos de plantas aos 120 dias de crescimento, visando a possibilidade do seu aproveitamento como alternativa alimentar e fonte de complementação da renda dos pequenos agricultores da região semi-árida do Nordeste. O trabalho foi realizado no período de janeiro a dezembro de 2001, em uma área sob tela sombrite com redução de luz de 50%, em temperatura ambiente, na Embrapa Semi-Árido, em Petrolina - PE. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com três tratamentos e quatro repetições. O picles do xilopódio do umbuzeiro obtido de plantas aos 120 dias de crescimento, processado com salmoura de 2,5% de sal comum e 0,5% de ácido ascórbico foi o mais preferido pelos provadores, seguido do picles processado com salmoura de 2,5% de sal e 0,5% de ácido cítrico. O xilopódio in natura não obteve boa aceitação quanto à textura.
Thesagro: Umbu
Caatinga
Picles
Spondias Tuberosa
Xilopódio.
Data Documento: 2004-09-22
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD64.pdf5,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace