Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/154299
Título: Aplicação de CO2 via água de irrigação em meloeiro.
Autoria: PINTO, J. M.
BOTREL, T. A.
MACHADO, E. C.
FEITOSA FILHO, J. C.
Afiliação: JOSE MARIA PINTO, CPATSA.
Ano de publicação: 1998
Referência: In: BALBUENA, R.H.; BENEZ, S.H; JORAJURIA, D. (Ed.). Avances en el manejo del suelo y agua en la ingenieria rural latinoamericano. La Plata: Editorial de la UNLP, 1998.
Páginas: p. 239-244.
Conteúdo: A cultura do melao (Cucumis melo, L.) tem se firmado no Brasil como importante fonte de divisas para o agricultor, ocupando expressiva parcela na nossa pauta de exportacoes. A concentracao do dioxido de carbono na atmosfera era de 250 umolCO2.mol-1 antes da revolucao industrial, atingiu 315 umolCO2.mol-1 em 1958, estando, hoje, proximo de 365 umolCO2.mol-1, com tendencia de aumento. Nesse trabalho avaliou-se a produtividade e as caracteristicas dos frutos de melao em funcao da aplicacao de dioxido de carbono via agua de irrigacao por gotejamento. A aplicacao de CO2 foi realizada diariamente, tres vezes por semana e sem aplicacao de CO2 (testemunha). A dose de CO2 aplicada foi de 50 kg.ha-1 do transplantio a colheita. A aplicacao de CO2 via agua de irrigacao nao modificou o ciclo da cultura. As maiores producoes de melao foram obtidas nos tratamentos com aplicacao de dioxido de carbono via agua de irrigacao. A aplicacao de CO2 atraves da irrigacao nao alterou a qualidade do fruto de melao.
Thesagro: Melão
Dióxido de Carbono
Fotossíntese
Irrigação
Palavras-chave: Qualidade do fruto
Melon
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Separata01187.pdf5,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace