Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1187262
Título: Descaroçador e prensa enfardadeira itinerantes para o beneficiamento do algodão.
Autoria: SILVA, O. R. R. F. da
CARTAXO, W. V.
SOFIATTI, V.
LIMA, M. M. de A.
GREGOLIN, A.
Afiliação: ODILON RENY RIBEIRO FERREIRA DA SILVA, CNPA; WALTEMILTON VIEIRA CARTAXO, CNPA; VALDINEI SOFIATTI, CNPA; MARLEIDE MAGALHÃES DE ANDRADE LIMA, CNPA; ADRIANA GREGOLIN, FAORLC.
Ano de publicação: 2026
Referência: Campina Grande: Embrapa Algodão, 2026.
Páginas: 22
Conteúdo: O descaroçador de 20 serras e a prensa enfardadeira itinerantes para o beneficiamento do algodão fazem parte de um kit de máquinas adaptadas para a agricultura familiar, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Algodão, no âmbito do projeto regional +Algodão, do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO. Trata-se de um projeto desenvolvido de maneira conjunta desde 2013 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e seis países parceiros: Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. O objetivo é fortalecer o setor algodoeiro através de tecnologias, inovações técnicas, apoio à organização social, agregação de valor, intercâmbio de conhecimentos e também o apoio a redes de sementes e de mulheres que se dedicam ao artesanato com algodão. O projeto +Algodão tem trabalhado com instituições brasileiras cooperantes referentes na pesquisa e na extensão rural, entendendo que são áreas centrais para o desenvolvimento sustentável do setor algodoeiro na América Latina. Esse conjunto de máquinas foi desenvolvido ao longo de quatro anos e é composto de: descaroçador de 20 serras; colheitadeira de algodão de uma linha acoplada na lateral do trator; flambador e um kit de mecanização constituído de um triciclo e equipamentos para o preparo do solo, semeadura, capina, pulverização e transporte da produção, usando o triciclo como fonte de potência.
Thesagro: Algodão
Beneficiamento
Tecnologia
Resíduo
NAL Thesaurus: Cotton
Molding (processing)
Construction technology
Green waste
Série: (Embrapa Algodão. Documentos, 303).
ISSN: 2966-0343
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOCUMENTOS-303.pdf3,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace