Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1183470
Título: Análise de aspectos qualitativos da água vinculados ao uso e cobertura da terra na bacia hidrográfica do rio Igarapé-Açu, Capanema-PA.
Autor: SILVA, A. K. L.
SOUSA JUNIOR, P. M. DE
GOMES, M. A. F.
TOSTO, S. G.
QUARTAROLI, C. F.
PEREIRA, A. S.
PEREIRA, L. C.
TEIXEIRA, O. M. M.
Afiliación: ANTONIO KLEDSON LEAL SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RUARAL DA AMAZÔNIA; PEDRO MOREIRA DE SOUSA JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; CARLOS FERNANDO QUARTAROLI, CNPM; ANDERSON SOARES PEREIRA, CNPMA; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; ORIVAN MARIA MARQUES TEIXEIRA, CPATU.
Año: 2025
Referencia: In: SILVA, C. DE C. DO S. DA; SANTOS, D. C. R.; MACHADO, E. F.; MELO JÚNIOR, L. C. M. (org). Desenvolvimento socioambiental na Amazônia. Barueri: Científica Digital, 2025.
Páginas: p. 42-59.
Descripción: A área estudada foi a Bacia Hidrográfica do Rio Igarapé-Açu, município de Capanema-PA, situada na Região Nordeste do Estado do Pará, que é a área de mais antiga ocupação da Amazônia. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou analisar alguns aspectos qualitativos da água (compostos de Nitrogênio e Fósforo) das águas do Rio Igarapé-Açu, em algumas datas dos anos de 2020 e 2021, como forma de contribuir com a avaliação da influência antrópica na qualidade da água, especificamente correlacionando as concentrações desses elementos ao mapeamento do uso e cobertura da terra. Os resultados das concentrações observadas, tanto do N-Total quanto do Nitrato, podem ser oriundos de processos de decomposição da matéria orgânica e fixação biológica; lixiviação em áreas com fossas sépticas e depósitos de lixo e esterco animal; e o uso intensivo de fertilizantes minerais e até orgânicos. No caso dos compostos de Fósforo Total, Fosfato e Ortofosfato, as ocorrências e concentrações observadas estão relacionadas às fontes de poluição difusas, somada às características ambientais que expõem a bacia a elevadas taxas de perdas de solos, representando o mais importante mecanismo possível de aporte de Fósforo para os cursos d’água, identificado no presente estudo. As concentrações dos compostos de Nitrogênio e Fósforo mostraram que a água do Rio Igarapé-Açu estava imprópria para consumo humano, conforme a legislação (Resolução do CONAMA 357/05), exigindo uma mudança considerável na gestão e manejo das atividades na bacia em questão.
Palabras clave: Recursos hídricos
Contaminação da água
Agroecossistemas
Fontes de poluição
Região nordeste do estado do Pará
ISBN: 978-65-988103-0-6
DOI: 10.37885/250719691
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro técnico (CNPM)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
6393.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace