Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1183470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, A. K. L.
dc.contributor.authorSOUSA JUNIOR, P. M. DE
dc.contributor.authorGOMES, M. A. F.
dc.contributor.authorTOSTO, S. G.
dc.contributor.authorQUARTAROLI, C. F.
dc.contributor.authorPEREIRA, A. S.
dc.contributor.authorPEREIRA, L. C.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, O. M. M.
dc.date.accessioned2026-01-09T16:51:40Z-
dc.date.available2026-01-09T16:51:40Z-
dc.date.created2026-01-09
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationIn: SILVA, C. DE C. DO S. DA; SANTOS, D. C. R.; MACHADO, E. F.; MELO JÚNIOR, L. C. M. (org). Desenvolvimento socioambiental na Amazônia. Barueri: Científica Digital, 2025.
dc.identifier.isbn978-65-988103-0-6
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1183470-
dc.descriptionA área estudada foi a Bacia Hidrográfica do Rio Igarapé-Açu, município de Capanema-PA, situada na Região Nordeste do Estado do Pará, que é a área de mais antiga ocupação da Amazônia. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou analisar alguns aspectos qualitativos da água (compostos de Nitrogênio e Fósforo) das águas do Rio Igarapé-Açu, em algumas datas dos anos de 2020 e 2021, como forma de contribuir com a avaliação da influência antrópica na qualidade da água, especificamente correlacionando as concentrações desses elementos ao mapeamento do uso e cobertura da terra. Os resultados das concentrações observadas, tanto do N-Total quanto do Nitrato, podem ser oriundos de processos de decomposição da matéria orgânica e fixação biológica; lixiviação em áreas com fossas sépticas e depósitos de lixo e esterco animal; e o uso intensivo de fertilizantes minerais e até orgânicos. No caso dos compostos de Fósforo Total, Fosfato e Ortofosfato, as ocorrências e concentrações observadas estão relacionadas às fontes de poluição difusas, somada às características ambientais que expõem a bacia a elevadas taxas de perdas de solos, representando o mais importante mecanismo possível de aporte de Fósforo para os cursos d’água, identificado no presente estudo. As concentrações dos compostos de Nitrogênio e Fósforo mostraram que a água do Rio Igarapé-Açu estava imprópria para consumo humano, conforme a legislação (Resolução do CONAMA 357/05), exigindo uma mudança considerável na gestão e manejo das atividades na bacia em questão.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectRecursos hídricos
dc.subjectContaminação da água
dc.subjectAgroecossistemas
dc.subjectFontes de poluição
dc.subjectRegião nordeste do estado do Pará
dc.titleAnálise de aspectos qualitativos da água vinculados ao uso e cobertura da terra na bacia hidrográfica do rio Igarapé-Açu, Capanema-PA.
dc.typeParte de livro
dc.format.extent2p. 42-59.
riaa.ainfo.id1183470
riaa.ainfo.lastupdate2026-01-09
dc.identifier.doi10.37885/250719691
dc.contributor.institutionANTONIO KLEDSON LEAL SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL RUARAL DA AMAZÔNIA; PEDRO MOREIRA DE SOUSA JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; CARLOS FERNANDO QUARTAROLI, CNPM; ANDERSON SOARES PEREIRA, CNPMA; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; ORIVAN MARIA MARQUES TEIXEIRA, CPATU.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6393.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace