Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1183152
Título: Artrite-encefalite caprina e micoplasmose.
Autor: VESCHI, J. L. A.
CAMPOS, A. C.
AZEVEDO, E. O. de
Afiliación: JOSIR LAINE APARECIDA VESCHI, CNPSA / CPATSA; ANA CLÁUDIA CAMPOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; EDISIO OLIVEIRA DE AZEVEDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
Año: 2025
Referencia: Petrolina: Embrapa Semiárido, 2025.
Páginas: 44 p.
Descripción: A artrite-encefalite caprina (CAE) e a micoplasmose são doenças que afetam a caprinocultura, causando prejuízos econômicos e comprometendo o bem-estar dos animais. Ambas exigem atenção constante dos produtores, pois podem se espalhar rapidamente pelos rebanhos. Os impactos econômicos dessas doenças são expressivos, sobretudo em regiões onde a caprinocultura é uma atividade essencial, como o Semiárido. Neste contexto, diagnósticos precisos e acessíveis tornam-se fundamentais. A identificação precoce dos animais infectados permite a implementação de medidas de controle mais eficazes para evitar a perda de produção dos rebanhos. Essas medidas são essenciais para evitar a propagação de doenças e para apoiar programas de certificação sanitária, o que é benéfico tanto os criadores quanto o setor produtivo. A realização de novos estudos científicos com foco nessas doenças é essencial. Investigações sobre vacinas, métodos diagnósticos mais rápidos e estratégias eficientes de controle populacional são cruciais para reduzir o impacto de doenças que comprometam a produção animal. Isso contribuirá para o fortalecimento da caprinocultura e para o desenvolvimento econômico de regiões onde essa atividade é de grande importância. Nesta publicação são apresentadas informações gerais sobre a artrite-encefalite caprina e a micoplasmose, que são doenças que comprometem a caprinocultura. São abordados desde os sinais clínicos ao diagnóstico e tratamento. O documento é uma importante fonte de informação para aqueles que se dedicam à atividade e desejam obter mais informações para o seu aprimoramento.
Thesagro: Caprino
Artrite
Micoplasmose
Doença Animal
Produção Animal
Sanidade Animal
NAL Thesaurus: Animal production
Caprine arthritis encephalitis virus
Palabras clave: Artrite-encefalite caprina
Mastite
CAE
Selo ODS 15
Citación: (Embrapa Semiárido. Documentos, 319).
ISSN: 1808-9992 / e-ISSN 1808-9992
Notas: ODS 15
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Série Documentos (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Artrite-caprina.-Doc.-319.pdf1,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace