Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1182965
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCITÓ, A. C.
dc.contributor.authorXAUD, H. A. M.
dc.contributor.authorPEQUENO, P. A. C. L.
dc.contributor.authorBARBOSA, R. I.
dc.contributor.authorCASTILHO, C. V. de
dc.contributor.authorBARNI, P. E.
dc.contributor.authorXAUD, M. R.
dc.date.accessioned2025-12-17T11:50:53Z-
dc.date.available2025-12-17T11:50:53Z-
dc.date.created2025-12-17
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: WANKLER, F. L.; VITAL, M. J. S.; CABRAL, G, H,; PEREIRA, M. J. A.; COSTA, T. F. (Org.). PRONAT: 20 anos no enfentamento dos Problemas ambientais de Roraima. 1. ed. Boa Vista: Wei, 2024. cap. 4.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1182965-
dc.descriptionNa Amazônia, o fogo está intrinsecamente relacionado à atividade humana, seja ele decorrente do desmatamento para fins agrícolas, no caso do preparo da área para o plantio, ou causado por pecuaristas para limpeza de pasto, ao buscar renovar a pastagem e combater ervas espontâneas. Há ainda o fogo causado por pequenos produtores e povos tradicionais, como é o caso do fogo de coivara ou roça (BARLOW et al.; COCHRANE, 2003; 2019, NEPSTAD et al., 1999). O fogo gerado tanto pela queima de áreas em conversão como áreas agropastoris consolidadas pode sair do controle e invadir florestas em pé, reduzindo o número de indivíduos adultos dessas florestas. Ao sair do controle, a queimada pode ser caracterizada como incêndio. Os incêndios de baixa intensidade normalmente atingem o sub-bosque da floresta, sendo o tipo de incêndio que mais ocorre na Amazônia. Entretanto, com a repetição de eventos de fogo em uma mesma região, esses incêndios podem ser mais intensos e assumir comportamentos diferentes. Da mesma forma, incêndios em florestas previamente desmatadas são importantes fontes de combustível para o espalhamento do fogo (BARLOW et al., 2012; BARLOW et al., 2019; XAUD et al., 2013). Estes incêndios podem alterar as características da floresta, atingindo a sua diversidade, a estrutura e a composição das espécies, resultando no domínio de espécies adaptadas ao fogo, com dosséis mais abertos e baixos (CONDÉ et al., 2019; XAUD et al., 2013).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleDistribuição espaço-temporal das cicatrizes de fogo em florestas da região sul de Roraima.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroFogo
dc.subject.thesagroDesmatamento
riaa.ainfo.id1182965
riaa.ainfo.lastupdate2025-12-17
dc.contributor.institutionARTHUR CAMURÇA CITÓ, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA; HARON ABRAHIM MAGALHAES XAUD, CPAF-RR; PEDRO AURÉLIO COSTA LIMA PEQUENO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; REINALDO IMBROZIO BARBOSA, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA; CAROLINA VOLKMER DE CASTILHO, CPAF-RR; PAULO EDUARDO BARNI, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA-; MARISTELA RAMALHO XAUD, CPAF-RR.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro técnico (CPAF-RR)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
captulo4-Cicatrizes-fogo-sulRoraima.pdf1,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace