Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1182632
Título: Protocolo de valoração dos serviços ecossistêmicos de controle da erosão do solo em áreas de produção agrícola.
Autor: GARCIA, J. R.
DELMASCHIO, J.
PARRON, L. M.
BARBOSA, A. M.
GODOY, D.
FRANÇA, C. A. S. S. de M.
MONTEIRO, J. M. G.
OLIVEIRA, A. P. de
FIDALGO, E. C. C.
PRADO, R. B.
Afiliación: JUNIOR RUIZ GARCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; JAILANE DELMASCHIO, PROJETO PRONASOLOS; LUCILIA MARIA PARRON VARGAS, CNPF; ADONNAY MARTINS BARBOSA, PROJETO PRONASOLOS; DAFNE GODOY, PROJETO PRONASOLOS; CYNARA ALETS STHUASTH SOUZA DE MELO FRANÇA, PROJETO PRONASOLOS; JOYCE MARIA GUIMARAES MONTEIRO, CNPS; ALINE PACOBAHYBA DE OLIVEIRA, CNPS; ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; RACHEL BARDY PRADO, CNPMA.
Año: 2025
Referencia: Colombo: Embrapa Florestas, 2025.
Descripción: O manejo conservacionista do solo agrícola pode contribuir para a melhoria da fertilidade do solo, infiltração de água, sequestro de carbono, ciclagem de nutrientes, segurança alimentar e na redução dos custos de produção. O manejo que não incorpora práticas conservacionistas pode acarretar na ocorrência de erosão do solo, contaminação da água, perda de biodiversidade e nas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Este protocolo oferece um roteiro para auxiliar na valoração biofísica e econômica da erosão do solo. Essa informação gerada pode auxiliar na gestão da produção agrícola. A valoração biofísica e econômica utiliza a Equação Universal de Perdas de Solo (USLE) e método denominado custo de reposição. O protocolo adota linguagem acessível, podendo ser utilizado por qualquer público, intuitivo e funcional, de maneira similar a um tutorial. O conteúdo conta com conceitos básicos e uma planilha eletrônica, que funciona como um protótipo para auxiliar na valoração biofísica e econômica da erosão. Por fim, esse protocolo pode ser utilizado por produtores rurais, técnicos extensionistas, gestores, estudantes, tomadores de decisão ou qualquer interessado no tema. Essa publicação apresenta aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aos ODS 12 e 15 por abordar a valoração dos serviços ecossistêmicos, com enfoque destaque para a conservação dos solos e a gestão sustentável dos recursos naturais.
Thesagro: Conservação do Solo
Manejo do Solo
Gestão
Erosão do Solo
Produção Agrícola
NAL Thesaurus: Soil conservation
Soil management
Soil erosion
Agricultural management
Agricultural soils
Palabras clave: Serviços ambientais
Citación: (Embrapa Florestas. Documentos, 407).
ISSN: 1517-526X; 1980-3958
Notas: Selo ODS 12 e 15.
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Série Documentos (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Embrapa-Florestas-2025-Documentos407.pdf2,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace