Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1182336
Title: Protocolo de avaliação da qualidade da coleta de dados biofísicos em unidades amostrais de inventário florestal: estudo de caso da faixa de proteção de Itaipu.
Authors: ROSOT, M. A. D.
CARDOSO, D. J.
GARRASTAZU, M. C.
FRANCISCON, L.
DLUGOSZ, F. L.
KELLERMANN, B.
Affiliation: MARIA AUGUSTA DOETZER ROSOT, CNPF; DENISE JETON CARDOSO, CNPF; MARILICE CORDEIRO GARRASTAZU, CNPF; LUZIANE FRANCISCON, CNPF; FERNANDO LUÍS DLUGOSZ, FAPED; BETINA KELLERMANN, FAPED.
Date Issued: 2025
Citation: Colombo: Embrapa Florestas, 2025.
Pages: 53 p.
Description: A publicação trata de um aspecto fundamental, mas, muitas vezes negligenciado nos inventários florestais, que é a avaliação da qualidade dos dados coletados no campo. Visando suprir esta lacuna, este documento apresenta uma nova metodologia, estruturada em forma de protocolo, para avaliar a qualidade da coleta de dados biofísicos no inventário florestal, tomando como base o estudo de caso realizado na Faixa de Proteção do Reservatório de Itaipu. O objetivo da avaliação da qualidade da coleta de dados no campo é não somente ratificar a consistência e robustez das variáveis coletadas, mas, também, determinar correções necessárias e, ou aprimoramento dos métodos sendo utilizados na instalação e medição de unidades amostrais (UAs). No conjunto de procedimentos são consideradas três fases principais: (1) verificação dos arquivos digitais entregues, garantindo completude, consistência e padronização de formatos; (2) coleta de informações no campo, com checagem da instalação das unidades amostrais, remedições de variáveis e aplicação de formulários de avaliação e (3) processamento dos dados para cálculo de índices estatísticos de qualidade, como outliers, índice de correlação intraclasse, erro médio relativo e testes de acuracidade. O protocolo detalha os critérios de avaliação de necromassa, indivíduos arbóreos adultos, regeneração natural, lianas e bambus, bem como procedimentos de marcação, localização e documentação das parcelas. Também fornece orientações sobre equipamentos, navegação com Sistema Global de Navegação por satélite (Global Navegation Satellite System (GNSS), preenchimento de fichas e elaboração de relatórios. Este trabalho apresenta aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial ao ODS 15. Todas as iniciativas de proteção e aumento da biodiversidade e da adoção de medidas para uma gestão sustentável dos recursos florestais, tais como consta no ODS 15, necessitam de avaliações diagnósticas da floresta, tais como as promovidas pela realização de inventários florestais. Dessa forma, o desenvolvimento de critérios e de métodos para avaliar e quantificar o grau de qualidade atingido nas coletas de dados biofísicos em florestas contribui para o atingimento de resultados mais precisos, garantindo a confiabilidade dos inventários florestais e seus desdobramentos.
Thesagro: Reserva Florestal
Coleta de Dados
Levantamento
NAL Thesaurus: Forest reserves
Data collection
Surveys
Plant collections
Monitoring
Keywords: Monitoramento da vegetação
Coleta botânica
Itaipu Binacional
Botanical collection
Vegetation monitoring
Selo ODS
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Sustentabilidade
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Documentos, 406).
ISSN: 1517-522X; 1980-3958
Notes: Selo ODS 15.
Type of Material: Livros
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmbrapaFlorestas-2025-Documentos406.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace