Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1181905
Título: Plantas daninhas em arroz irrigado no sistema de sulco-camalhão.
Autoria: ANDRES, A.
MARTINS, M. B.
SCIVITTARO, W. B.
PARFITT, J. M. B.
Afiliação: ANDRE ANDRES, CPACT; MATHEUS BASTOS MARTINS; WALKYRIA BUENO SCIVITTARO, CPACT; JOSE MARIA BARBAT PARFITT, CPACT.
Ano de publicação: 2025
Referência: Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2025.
Páginas: 5 p.
Conteúdo: O arroz é um dos cereais mais importantes para a agricultura brasileira, sendo cultivado em mais de 1 milhão de hectares no território nacional, produzindo anualmente mais de 10milhões de toneladas (Conab, 2025). É base para a alimentação no País, sendo a principal fonte de carboidratos para a maior parte da população. Destacam-se na produção desse grão os estados do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), que adotam o cultivo por meio de irrigação por inundação das lavouras (Conab, 2025). Esse método visa aumentar a produtividade em função da manutenção das condições ideais da demanda hídrica da cultura, que é elevada em relação a outros cultivos. Ainda, exerce como função auxiliar, no manejo de plantas daninhas, o controle físico dessas espécies, já que elimina o oxigênio do solo, impedindo a germinação de sementes e difi culta o estabelecimento de novos indivíduos que competiriam com a cultura por recursos do ambiente (Smith; Fox, 1973).
Thesagro: Arroz Irrigado
Sistema de Cultivo
Palavras-chave: Planta daninha
Série: (Embrapa Clima Temperado. Comunicado técnico, 405).
ISSN: 1806-9185
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Comunicado-405-Plantas-daninhas-em-arroz-irrigado-no-sistema-de-sulco-camalhao.pdf645.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace