Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1181651
Título: Formas alternativas de suprimento de nutrientes em pomares de pessegueiro.
Autor: NAVA, G.
CANTU, R. R.
SILVEIRA, C. A. P.
BOLZANI, R.
CAGOL, G. M.
Afiliación: GILBERTO NAVA, CPACT; RAFAEL R. CANTU, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA E EXTENSÃO RURAL DE SANTA CATARINA; CARLOS AUGUSTO POSSER SILVEIRA, CPACT; ROBERTO BOLZANI, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA E EXTENSÃO RURAL DE SANTA CATARINA; GUILHERME MELO CAGOL, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA.
Año: 2025
Referencia: Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2025.
Páginas: 8 p.
Descripción: A maioria dos solos das regiões de produção de frutas temperadas no Brasil são ácidos, intemperizados e com baixa reserva de nutrientes, necessitando corretivos da acidez e fertilizantes para garantir produtividades economicamente viáveis. A maior parte dos fertilizantes utilizados nos pomares são importados, o que torna a atividade muito dependente de insumos externos. Por isso, é iminente a necessidade de buscar alternativas mais sustentáveis para suprir as demandas das frutíferas por nutrientes, principalmente aqueles mais extraídos e exportados, como o nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). O uso de microrganismos solubilizadores de fosfato (MSP) e de remineralizadores de solos (REM) são práticas consolidadas para culturas de grãos no Brasil e no mundo. Essas alternativas, quando associadas ao uso de plantas de cobertura (PC), podem reduzir signifi cativamente a necessidade de fertilizantes solúveis. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito isolado e combinado de REM, MSP e PC do solo no fornecimento de nutrientes em pomares de pessegueiro. Os tratamentos foram organizados em um arranjo fatorial 2³, envolvendo três fatores com dois níveis cada: REM (com e sem), MSP (com e sem) e PC (com e sem). Além desses, foram adicionados quatro tratamentos adicionais para fi ns de comparação, perfazendo um total de 12 tratamentos. Os tratamentos não infl uenciaram o diâmetro do tronco. Análises de solo amostradas quatro meses após o plantio das mudas de pessegueiro não mostraram diferenças signifi cativas entre tratamentos para nenhum dos atributos de solo avaliados. O MSP não aumentou o teor de P no solo, tampouco o REM incrementou os teores de P e K extraíveis e pH do solo. Esses resultados ainda refl etem o curto período entre a aplicação dos tratamentos e a realização das amostragens e medições, enfatizando a necessidade de avaliações de longo prazo para a obtenção de resultados mais conclusivos sobre o efeito dos tratamentos aplicados.
Thesagro: Pêssego
Pessegueiro do Campo
Prunus Persica
Planta de Cobertura
Palabras clave: Remineralizadores
Microrganismos solublizadores de fosfato
Citación: (Embrapa Clima Temperado. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 388).
ISSN: 1981-5980
Notas: ODS 2.
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPACT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace