Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1180596
Title: O aproveitamento do dejeto líquido de suínos como fertilizante orgânico no município de Presidente Castello Branco, SC.
Authors: MIRANDA, C. R. de
DALMEDICO, G.
BERNARDO, E. L.
PICCOLI, J. H.
Affiliation: CLAUDIO ROCHA DE MIRANDA, CNPSA; GEORDANO DALMEDICO, CNPSA; EDUARDO LANDO BERNARDO, EKODATA TECNOLOGIA E SANEAMENTO AMBIENTAL LTDA; JOSÉ HENRIQUE PICCOLI, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA E EXTENSÃO RURAL DE SANTA CATARINA.
Date Issued: 2025
Citation: Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2025.
Pages: 23 p.
Description: Temos a satisfação de apresentar o Documento 262 da Embrapa Suínos e Aves, intitulado “O aproveitamento do dejeto líquido de suínos como fertilizante orgânico no município de Presidente Castello Branco, SC”. Esta publicação trata de um tema e fundamental importância para a gestão sustentável do espaço rural, especialmente na Região Sul do Brasil, onde predomina a suinocultura intensiva de base familiar. Esse modelo produtivo se caracteriza pela integração vertical com cooperativas e agroindústrias, garantindo alta tecnificação e produtividade em propriedades rurais de perfil familiar. Em regiões de alta densidade de produção, o Dejeto Líquido de Suínos (DLS) é uma fonte de matéria orgânica e nutrientes para as culturas agrícolas, mas seu manejo demanda equilíbrio para evitar riscos ambientais. A presente publicação, desenvolvida no âmbito do projeto de pesquisa, desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves, intitulado: Desenvolvimento de um modelo de gestão ambiental integrado para áreas de produção intensiva de animais no Sul do Brasil (SMART), o qual entre outros objetivos se preocupava em contribuir para a otimização do aproveitamento do DLS como fertilizante orgânico. Para tal, foi realizado um estudo de caso exploratório no município de Presidente Castello Branco, SC, representativo da realidade socioprodutiva e ambiental regional. A metodologia se concentrou em analisar o serviço público municipal de transporte de dejetos e calcular o balanço de nutrientes - ou seja, a relação entre a oferta de nutrientes gerada pelo rebanho e a demanda das áreas agrícolas. A publicação apresenta indicadores técnicos essenciais para o aprimoramento desta política pública de gestão de resíduos, bem como sugere a possibilidade da avaliação dessa prática como uma modalidade de serviço ambiental. Além disso, o estudo aponta para a necessidade de evolução administrativa. Para tanto, sugere a implementação de um sistema informatizado que permita o monitoramento e o rastreamento da atividade, pois somente assim será possível a efetiva comprovação dos requisitos legais definidos no ato do licenciamento das granjas, oferecendo a transparência e segurança necessárias para a continuidade e aprimoramento da gestão ambiental das regiões com elevada concentração de suínos.
Thesagro: Suinocultura
Dejeto
Adubo Orgânico
Resíduo Orgânico
Keywords: Gestão ambiental
Series/Report no.: (Embrapa Suínos e Aves. Documentos, 262).
ISSN: 2965-8047
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace