Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1180596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMIRANDA, C. R. de
dc.contributor.authorDALMEDICO, G.
dc.contributor.authorBERNARDO, E. L.
dc.contributor.authorPICCOLI, J. H.
dc.date.accessioned2025-10-24T17:50:42Z-
dc.date.available2025-10-24T17:50:42Z-
dc.date.created2025-10-24
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationConcórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2025.
dc.identifier.issn2965-8047
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1180596-
dc.descriptionTemos a satisfação de apresentar o Documento 262 da Embrapa Suínos e Aves, intitulado “O aproveitamento do dejeto líquido de suínos como fertilizante orgânico no município de Presidente Castello Branco, SC”. Esta publicação trata de um tema e fundamental importância para a gestão sustentável do espaço rural, especialmente na Região Sul do Brasil, onde predomina a suinocultura intensiva de base familiar. Esse modelo produtivo se caracteriza pela integração vertical com cooperativas e agroindústrias, garantindo alta tecnificação e produtividade em propriedades rurais de perfil familiar. Em regiões de alta densidade de produção, o Dejeto Líquido de Suínos (DLS) é uma fonte de matéria orgânica e nutrientes para as culturas agrícolas, mas seu manejo demanda equilíbrio para evitar riscos ambientais. A presente publicação, desenvolvida no âmbito do projeto de pesquisa, desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves, intitulado: Desenvolvimento de um modelo de gestão ambiental integrado para áreas de produção intensiva de animais no Sul do Brasil (SMART), o qual entre outros objetivos se preocupava em contribuir para a otimização do aproveitamento do DLS como fertilizante orgânico. Para tal, foi realizado um estudo de caso exploratório no município de Presidente Castello Branco, SC, representativo da realidade socioprodutiva e ambiental regional. A metodologia se concentrou em analisar o serviço público municipal de transporte de dejetos e calcular o balanço de nutrientes - ou seja, a relação entre a oferta de nutrientes gerada pelo rebanho e a demanda das áreas agrícolas. A publicação apresenta indicadores técnicos essenciais para o aprimoramento desta política pública de gestão de resíduos, bem como sugere a possibilidade da avaliação dessa prática como uma modalidade de serviço ambiental. Além disso, o estudo aponta para a necessidade de evolução administrativa. Para tanto, sugere a implementação de um sistema informatizado que permita o monitoramento e o rastreamento da atividade, pois somente assim será possível a efetiva comprovação dos requisitos legais definidos no ato do licenciamento das granjas, oferecendo a transparência e segurança necessárias para a continuidade e aprimoramento da gestão ambiental das regiões com elevada concentração de suínos.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Suínos e Aves. Documentos, 262).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGestão ambiental
dc.titleO aproveitamento do dejeto líquido de suínos como fertilizante orgânico no município de Presidente Castello Branco, SC.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroSuinocultura
dc.subject.thesagroDejeto
dc.subject.thesagroAdubo Orgânico
dc.subject.thesagroResíduo Orgânico
dc.format.extent223 p.
riaa.ainfo.id1180596
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-24
dc.contributor.institutionCLAUDIO ROCHA DE MIRANDA, CNPSA; GEORDANO DALMEDICO, CNPSA; EDUARDO LANDO BERNARDO, EKODATA TECNOLOGIA E SANEAMENTO AMBIENTAL LTDA; JOSÉ HENRIQUE PICCOLI, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA E EXTENSÃO RURAL DE SANTA CATARINA.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace