Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1179619
Title: Modelo matemático indicando a influência do déficit de pressão de vapor (DPV) na estimativa da produtividade da soja.
Authors: GONCALVES, S. L.
FARIAS, J. R. B.
CRUSIOL, L. G. T.
SIBALDELLI, R. N. R.
VERONEZZI, G.
Affiliation: SERGIO LUIZ GONCALVES, CNPSO; JOSE RENATO BOUCAS FARIAS, CNPSO; LUÍS GUILHERME TEIXEIRA CRUSIOL, GEÓGRAFO; RUBSON NATAL RIBEIRO SIBALDELLI, CNPSO; GIOVANI VERONEZZI, BIÓLOGO.
Date Issued: 2025
Citation: Londrina: Embrapa Soja, 2025.
Pages: 12 p.
Description: O déficit de pressão de vapor (DPV) é uma variável agrometeorológica que integra dados de temperatura e umidade relativa do ar. É importante para indicar o poder que a atmosfera possui de retirar água da superfície terrestre, sendo fundamental para a compreensão dos fatores que influenciam o desenvolvimento das plantas em condições climáticas adversas. Quando ele é alto o ar fica mais seco, ocorrendo maior perda de água da superfície terrestre por transpiração das plantas e por evaporação de água da superfície.
Thesagro: Soja
Modelo Matemático
Pressão
Pressão Atmosférica
Umidade Relativa
NAL Thesaurus: Soybeans
Relative humidity
Mathematical models
Vapor pressure
Series/Report no.: (Embrapa Soja. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 42).
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPSO)

Files in This Item:
File SizeFormat 
BPD-42.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace