Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1179443
Título: Análise multivariada da produção de leite e características reprodutivas, de qualidade e econômicas avaliadas em fêmeas Gir Leiteiro submetidas a provas de produção de leite a pasto.
Autoria: BRUNES, L. C.
MAGNABOSCO, C. de U.
FERREIRA, I. C.
MESQUITA, A. Q. de
TOLEDO, M. R. de
MARTINS, C. F.
Afiliação: LUDMILLA COSTA BRUNES, BOLSISTA RHAE – CNPQ, AVALTECH
CLAUDIO ULHOA MAGNABOSCO, CPAC
ISABEL CRISTINA FERREIRA, CPAC
ADRIANO QUEIROZ DE MESQUITA, CPAC
MARCELO RICARDO DE TOLEDO, ASSOCIAÇÃO DE CRIADORES DE ZEBU DO PLANALTO
CARLOS FREDERICO MARTINS, CPAC.
Ano de publicação: 2025
Referência: Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2025.
Páginas: 12 p.
Conteúdo: A produção de leite no Brasil constitui um pilar do agronegócio nacional. Elucidar a relação entre as variáveis presentes no sistema, por meio de abordagens multivariadas, é essencial para atingir a maior eficiência nos locais de produção leiteira. Este estudo avaliou a relação entre características produtivas, reprodutivas, de conformação, de saúde e econômicas mensuradas em 73 fêmeas da raça Gir Leiteiro (Bos taurus indicus), bem como informações genéticas e índices de seleção obtidos em provas de produção de leite, utilizando abordagens multivariadas. Foram realizadas duas análises de componentes principais (ACP): a primeira incluiu todas as características avaliadas nas provas; a segunda, os índices de classificação. Em ambas análises, o primeiro e o segundo componente principal (CP) estiveram associados, respectivamente, a características de conformação corporal e do úbere, e a características econômicas, de produção de leite, persistência (PERS) e idade ao primeiro parto (IPP). O índice fenotípico 4 permitiu a identificação de matrizes mais harmônicas, com melhor desempenho em termos de PERS e IPP. A ACP possibilitou identificar grupos de variáveis com maior contribuição à variabilidade fenotípica total. Os dois primeiros CP foram interpretados como indicadores de conformação e de produtividade e rentabilidade do sistema. Características de conformação, de saúde, de qualidade do leite e o intervalo entre o parto e a concepção apresentam maior potencial de seleção. O índice 4 foi o mais eficiente na captura da variância total e é recomendado para seleção de animais mais harmônicos e produtivos.
Thesagro: Leite
Gir Leiteiro
Série: (Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 423).
ISSN: 2176-509X
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Bolpd-423-CPAC.pdf756.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace