Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1178656
Título: Kibe vegetal de fibra de caju, lentilha e macroalga: elaboração e características.
Autoria: BENEVIDES, S. D.
CHAGAS, B. A.
DIONISIO, A. P.
MACHADO, T. F.
BRUNO, L. M.
GARRUTI, D. dos S.
WURLITZER, N. J.
SOUZA, F. E. B.
PEREIRA, A. M.
Afiliação: SELENE DAIHA BENEVIDES, CNPAT; BÁRBARA ALVES CHAGAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; ANA PAULA DIONISIO, CNPAT; TEREZINHA FEITOSA MACHADO, CNPAT; LAURA MARIA BRUNO, CNPAT; DEBORAH DOS SANTOS GARRUTI, CNPAT; NEDIO JAIR WURLITZER, CNPAT; FERNANDA ELAINE BARROS SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; ANDERSON MOTA PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.
Ano de publicação: 2025
Referência: Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2025.
Conteúdo: Dentre os produtos mais utilizados na elaboração de produtos análogos à carne, as leguminosas ganham destaque por seu valor nutricional, que inclui proteínas, fibras, vitaminas e minerais, e por sua capacidade de melhorar textura e aparência. Dentre elas, a lentilha destaca-se por seu alto teor de proteínas e pelo papel fundamental na definição da textura desses produtos (Pacheco; Sadahira, 2022). O desenvolvimento de formulações alimentícias a partir do bagaço de caju tem avançado nos últimos anos, especialmente em estudos promovidos pela Embrapa com a utilização da fibra do caju. Isso ocorre porque o bagaço de caju, resultante da extração do suco, apresenta alto teor de fibra alimentar, podendo contribuir tanto para a textura quanto para o valor nutricional de produtos análogos à carne. Além disso, os produtos à base de fibra de caju contribuem para ampliar o aproveitamento do fruto, gerar renda e diversificar a dieta da população (Maciel, 2022). Outra matéria-prima de grande potencial são as algas, consumidas há séculos e cujo uso como ingredientes alimentares funcionais tem ganhado destaque.
Palavras-chave: Fibra de caju
Massa de lentilha
Elaboração do kibe vegetal
Preparo para consumo
Avaliação sensorial
Macroalga
Série: (Embrapa Agroindústria Tropical. Comunicado técnico, 295).
Notas: ODS 12.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comt-295-Kibe-vegetal-de-fibra-de-caju.pdf2.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace