Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1178382
Título: Padronização de técnica de ELISA: dosagem de anticorpos IgG, IgG1 e IgG2 contra a proteína recombinante Spike (domínio RBD) do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, em soro e colostro bovino.
Autoria: GASPAR, E. B.
BASTOS, A. P. A.
SOUZA, P. E. de A.
HONÓRIO, N. T. de B. S.
SILVA, L. P. da
BONATTO, C. C.
PRUDÊNCIO, C. R.
ORTIS, D. J. B.
COSTA, H. H. M. da
DOMINGUES, R.
MOREIRA, L. dos S.
BRANDAO, H. de M.
DIAVÃO, J.
CAMPOS, M. M.
CARVALHO, W. A.
Afiliação: EMANUELLE BALDO GASPAR, CNPGL; ANA PAULA ALMEIDA BASTOS, CNPSA; PAOLA EDUARDA DE ALMEIDA SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; NICOLE TAFNES DE BRITO SILVA HONÓRIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; LUCIANO PAULINO DA SILVA, CENARGEN; CINTHIA CAETANO BONATTO; CARLOS ROBERTO PRUDÊNCIO, INSTITUTO ADOLFO LUTZ; DIEGO JOSÉ BELATO ORTIS, INSTITUTO ADOLFO LUTZ; HERNAN HERMES MONTEIRO DA COSTA, INSTITUTO ADOLFO LUTZ; ROBERT DOMINGUES, CNPGL; LETICIA DOS SANTOS MOREIRA; HUMBERTO DE MELLO BRANDAO, CNPGL; JACIARA DIAVÃO; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL; WANESSA ARAUJO CARVALHO, CNPGL.
Ano de publicação: 2025
Referência: Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
Páginas: 9 p.
Conteúdo: A Covid-19 é uma doença viral que tem causado sérios problemas de saúde pública e elevado número de mortes globalmente. Anticorpos neutralizantes têm se mostrado uma estratégia eficaz no tratamento de casos graves da doença. Considerando que o colostro bovino é rico em anticorpos e possui alta homologia com a IgG humana, a Embrapa está desenvolvendo protocolos de imunização para utilizar vacas como biofábricas de anticorpos. Este estudo tem como objetivo padronizar uma técnica de ELISA (enzymelinked immunosorbent assay) para quantificação de anticorpos específicos anti-Spike (domínio RBD) do vírus SARS-CoV-2 nas subclasses IgG, IgG1 e IgG2. Para tal, vacas foram imunizadas no período pré-parto com o antígeno recombinante Spike (domínio RBD) do SARS-CoV-2 em uma formulação contendo adjuvante comercial à base de saponina (QuilA®). Amostras de soro e colostro foram coletadas no dia do parto para análise. Vacas não imunizadas foram utilizadas como controle. A técnica de ELISA foi padronizada para ambas as matrizes, variando-se a concentração do antígeno recombinante Spike (domínio RBD) para sensibilização das placas, além de diluições seriadas de soro e colostro e combinações com anticorpos de detecção. A padronização do teste de ELISA (enzyme-linked immunosorbent assay) indireto para quantificação de anticorpos específicos anti-Spike (domínio RBD) do vírus SARS-CoV-2 nas subclasses IgG, IgG1 e IgG2 em soro e colostro bovinos foi bem sucedida. RBD deve ser adsorvida overnight nas placas a 2 µg/mL, o soro ou o colostro devem ser diluídos a 1:200, exceto para pesquisa de IgG2 em soro, que deve ser diluído a 1:400. O anticorpo anti-IgG total deve ser diluído 1:20.000 e os anticorpos anti-IgG1 e anti-IgG2 devem ser diluídos 1:10.000. Os protocolos de ELISA estabelecidos serão fundamentais para o avanço no conhecimento sobre formulações vacinais e protocolos de imunização que induzam o aumento de anticorpos específicos tanto no soro quanto no colostro de vacas. Isso permitirá o uso estratégico das vacas como biofábricas de anticorpos neutralizantes, constituindo uma alternativa ao tratamento de doenças infecciosas e abrindo um potencial nicho de mercado nutracêutico para o colostro bovino. As informações contidas nesse documento contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente para o ODS 3 - Saúde de qualidade: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Thesagro: Bovino
Vaca
Colostro
Anticorpo
Palavras-chave: Selo ODS 2
Série: (Embrapa Gado de Leite. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 58).
Notas: ODS 3.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Padronizacao-de-tecnica-de-ELISA.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace