Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1178053
Título: Estratégias de adubação nitrogenada em trigo, efeitos na qualidade tecnológica.
Autoria: GUARIENTI, E. M.
DE BONA, F. D.
DALMAGO, G. A.
FONTOURA, S. M. V.
SILVA, S. R.
OLIVEIRA JUNIOR, A. de
CARAFFA
PIRES, J. L. F.
GOUVEA, J. A. de
WIETHOLTER, S.
Afiliação: ELIANA MARIA GUARIENTI, CNPT; FABIANO DANIEL DE BONA, CNPT; GENEI ANTONIO DALMAGO, CNPT; SANDRA MARA VIEIRA FONTOURA, PESQUISADORA, FUNDAÇÃO AGRÁRIA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA; SERGIO RICARDO SILVA, CNPF; ADILSON DE OLIVEIRA JUNIOR, CNPSO; MARCOS CARAFFA, SOCIEDADE EDUCACIONAL TRÊS DE MAIO; JOAO LEONARDO FERNANDES PIRES, CNPT; JORGE ALBERTO DE GOUVEA, CNPT; SIRIO WIETHOLTER, CNPT.
Ano de publicação: 2025
Referência: Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2025.
Páginas: 24 p.
Conteúdo: A adubação nitrogenada na cultura do trigo é uma prática que pode influenciar a qualidade tecnológica, porém, seus efeitos em alguns de seus parâmetros ainda merecem maior detalhamento.O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de estratégias de aplicação parcelada de N, durante o ciclo de cultivares de trigo em diferentes ambientes de produção. Os experimentos foram realizados no Paraná e no Rio Grande do Sul, distribuídos em seis regiões fisiográficas distintas, as quais, em combinação com dois anos em cada local (2016 a 2018), resultaram em 12 ambientes. Os tratamentos constaram de três cultivares com perfil contrastante em relação à força de glúten (BRS Guaraim – baixa, BRS Guamirim – média e BRS Marcante – forte) e seis estratégias de aplicação de N: controle sem aplicação de N e aplicação em cobertura de 90 kg N ha-1 em cinco combinações de fracionamento, aplicada na fase vegetativa, no perfilhamento, no alongamento do colmo e na emergência da espiga. Foram avaliados o teor de proteína, glúten úmido e a força de glúten. Diferenças significativas no aumento dos indicadores de qualidade com a aplicação parcelada de N ocorreram em número reduzido de ambientes e, em geral, independentemente da estratégia de fracionamento. Tratamentos que incluíam a aplicação de parte da dose de N tardiamente foi pouco efetiva para incrementar os indicadores de qualidade avaliados. A ausência de adubação com N mostrou reduzir os teores de proteína nos grãos e de glúten úmido. As cultivares apresentaram variabilidade nas respostas aos tratamentos nos ambientes.
Thesagro: Trigo
Triticum Aestivum
Adubação
Nitrogênio
Glúten
Proteína
Série: (Embrapa Trigo. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 120).
ISSN: 1676-4544
Notas: Selo ODS 2 e 12.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
boletim-pesquisa-desenvolvimento-120.pdf618.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace