Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1177734
Título: Desafios da agricultura agroecológica como alternativa de sustentabilidade para o pequeno produtor rural da Amazônia brasileira: um estudo de caso.
Autoria: ALMEIDA, C. M. V. C. de
OLIVEIRA, M. dos S.
MESQUITA, J. B. de
DELARMELINDA, E. A.
SILVA, S. F.
ROSA NETO, C.
OLIVEIRA, F. S. de
Afiliação: CAIO MÁRCIO VASCONCELLOS CORDEIRO DE ALMEIDA, SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA NO ESTADO DE RONDÔNIA; MATHEUS DOS SANTOS OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; JURANDY BATISTA DE MESQUITA, MATER-RO; ELAINE ALMEIDA DELARMELINDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; SEBASTIÃO FREITAS SILVA, SECRETARIA DE AGRICULTURA DO ESTADO DE RONDÔNIA; CALIXTO ROSA NETO, CPAF-RO; FRANCIELE SANTOS DE OLIVEIRA, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA.
Ano de publicação: 2024
Referência: Brasília , DF: CEPLAC/CEPEC, 2024.
Conteúdo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a experiência de uma família com a prática em agricultura agroecológica em termos agronômicos e socioeconômicos, em propriedade de 12,1 hectares, no município de Rolim de Moura, Rondônia. Utilizou-se da aplicação de questionário semiestruturado e entrevistas diretas com a família, como o método de levantamento de informações sobre os diferentes aspectos da propriedade rural e das tecnologias utilizadas no manejo da produção agroecológica. A partir de 2004, a família fez a opção de adotar os preceitos da agroecologia na recuperação de sua propriedade, que apresentava terras em diferentes níveis de degradação, decorrentes do modelo praticado pela agricultura convencional. Após vinte anos de estabelecida na propriedade, essa família de agricultores constituiu uma unidade produtiva modelo, bastante diversificada com a implantação de um conjunto de arranjos produtivos formado por sistemas agroflorestais de diversas composições arbóreas, áreas de consórcios em regeneração natural, sistema silvipastoril, criação de abelhas, aves e suínos e cultivo de hortaliças. Foram contabilizadas 60 espécies entre hortícolas, frutíferas e essências florestais, o que representa uma diversidade florística significativa. A principal fonte de renda provém da comercialização de polpas de frutas de 13 espécies frutíferas, além de rendas complementares provenientes da exploração de plantas hortícolas, criação de suínos, de aves, cultivo de café e outras participações menos expressivas.
Thesagro: Agricultura Familiar
Palavras-chave: Sustento de uso da terra
Rondonia
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Folder / Folheto / Cartilha (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOLETIM-229-CAIO-M.-V.-ALMEIDA.pdf305.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace