Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1175250
Title: Avaliação do relevo e identificação de áreas de risco geológico e impactadas pela catástrofe climática em 2024.
Authors: HOFF, R.
Affiliation: ROSEMARY HOFF, CNPUV.
Date Issued: 2025
Citation: In: SANTOS, H. P. dos; PROTAS, J. F. da S.; LAZZAROTTO, J. J. (ed.). Diagnóstico e proposições para mitigar riscos de chuvas extremas na Serra Gaúcha. Embrapa, 2025. Cap 2.
Pages: p. 23-40
Description: Os deslizamentos de terra são alguns dos desastres mais comuns no mundo, vitimando milhares de pessoas, moradias e infraestruturas a cada ano. Os movimentos de massas contendo sedimentos e solos, leitos rochosos e blocos de rochas ocorrem até mesmo em encostas inteiras de montanhas, sendo geralmente induzidos pela força gravitacional. Existem inúmeras forças contribuintes para um deslizamento de terra, muitas das quais podem ser monitoradas ou observadas por meio de dados de sensoriamento remoto. As chuvas intensas ou prolongadas são as causas mais frequentes de deslizamentos de terra, pois reduzem o atrito entre os materiais e aumentam a pressão da água dentro dos poros do solo e da rocha, aumentando a probabilidade de fraturas (Bitar, 2014), a exemplo do que ocorreu no Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024.
Thesagro: Clima
Climatologia
Mudança Climática
Risco Climático
Relevo
Análise do Solo
Erosão do Solo
Keywords: Catástrofe climática
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPUV)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Hoff-Lv-DiagMitigarRiscosChuvasExtremas-2025-Cap2.pdf8.05 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace