Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1175168
Título: Caracterização e classificação dos solos da Unidade de Referência Tecnológica no Sertão Central do Ceará do projeto Forrageiras para o Semiárido.
Autor: POMPEU, R. C. F. F.
VALLADARES, G. de S.
SOUZA, H. A. de
VOLTOLINI, T. V.
FEITOSA, T. S.
NOVAIS, A. C. de
CHAGAS, G. R.
Afiliación: ROBERTO CLAUDIO FERNANDES F POMPEU, CNPC; GUSTAVO DE SOUZA VALLADARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; HENRIQUE ANTUNES DE SOUZA, CPAMN; TADEU VINHAS VOLTOLINI, CPATSA; TIBÉRIO SOUSA FEITOSA; ALENILDA CARVALHO DE NOVAIS, CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL; GIOVANI RODRIGUES CHAGAS, CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL.
Año: 2025
Referencia: Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2025.
Páginas: 17 f.
Descripción: O Nordeste brasileiro é caracterizado por uma diversidade de classes de solo, influenciada por variáveis como material de origem, relevo e regime de chuvas. As principais classes incluem Latossolos, Neossolos, Argilossolos, Luvissolos e Planossolos. Essa diversidade resulta em uma ampla gama de paisagens. O conhecimento das características do solo é essencial para otimizar a escolha da cultura agrícola, permitindo um uso sustentável da terra e minimizando impactos ambientais negativos. Objetivou-se caracterizar e classificar o solo da Unidade de Referência Tecnológica em Ibaretama, Ceará, dentro do projeto Forrageiras para o Semiárido, avaliando diferentes sistemas de uso do solo, incluindo áreas de vegetação de Caatinga preservada, cultivo de sorgo, palma forrageira e gramíneas perenes. A área de estudo localiza-se na Fazenda Floresta, na região do Sertão Central do Ceará, em um domínio de rochas gnáissicas e migmatíticas. A vegetação nativa é predominantemente da Caatinga hiperxerófila, adaptada a um clima Semiárido quente, com precipitação média de 709 mm e temperatura média de 27°C. Os solos foram analisados quanto a atributos como granulometria, pH, matéria orgânica e níveis de nutrientes. Os resultados indicaram que os solos são classificados como Planossolos, que apresentam limitações significativas para o uso agrícola, devido à baixa fertilidade e à saturação por sódio. Essas características comprometem a estrutura e a permeabilidade do solo, dificultando o desenvolvimento vegetal. Os horizontes superficiais são distróficos e ácidos, com reservas limitadas de macronutrientes, enquanto a subsuperfície apresenta problemas de adensamento e deficiências de cálcio. Em relação à erosão, a área apresenta um impedimento moderado. Diante disso, a aptidão agrícola dos solos é mais adequada para pastagem natural, conforme os critérios estabelecidos para a classificação de terras.
Thesagro: Conservação do Solo
Planossolo
Caatinga
Agricultura Sustentável
NAL Thesaurus: Soil conservation
Planosols
Soil suitability
Brazil
Semiarid soils
Palabras clave: Agricultura conservacionista
Classes de solos
Semiárido brasileiro
Citación: (Embrapa Caprinos e Ovinos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 26).
Notas: ODS 2, ODS 12, ODS 15.
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPC)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
CNPC-2025-Caracterizacao-e-classificacao.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace