Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1174976
Title: Pegada de carbono do leite brasileiro.
Authors: PAULA, V. R. de
CARVALHO, B. C. de
MOREIRA, E. de A.
STOCK, L. A.
TONUCCI, R. G.
MIRANDA, T. de S.
TOMICH, T. R.
BENHAMI, V. M. L.
Affiliation: VANESSA ROMARIO DE PAULA, CNPGL; BRUNO CAMPOS DE CARVALHO, CNPGL; ELLEN DE ALMEIDA MOREIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ; LORILDO ALDO STOCK, CNPGL; RAFAEL GONCALVES TONUCCI, CNPGL; THAÍS DE SOUZA MIRANDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; THIERRY RIBEIRO TOMICH, CNPGL; VIRGINIA MENDONÇA LOURENÇO BENHAMI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Date Issued: 2025
Citation: Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
Pages: 9 p.
Description: Os resultados apresentados nessa publicação visam contribuir para o avanço do conhecimento sobre a Pegada de Carbono (PC) do leite brasileiro, as variáveis que afetam as emissões de GEE e os esforços para mitigação A pecuária de leite no Brasil possui grande potencial para a redução da PC e ainda aumentar a produção total do país, o que decorre da ampla possibilidade de aumento da eficiência e produtividade animal. Ainda, a atividade leiteira está inserida em uma cadeia com capacidade de prover alimentos para um mercado crescente e impactar no aumento da renda do produtor, possuindo potencial para que o país assuma protagonismo no mercado mundial de lácteos. O conteúdo desta publicação está alinhado às metas do ODS 2: “Acabar com a fome e promover a agricultura sustentável"; ODS 12: “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”; ODS 13: “Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos”; ODS 15: “Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade".
Thesagro: Produção Leiteira
Dióxido de Carbono
NAL Thesaurus: Milk production
Greenhouse gases
Carbon dioxide
Keywords: Gases efeito estufa
Selo ODS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 293).
Notes: ODS 2, ODS 12, ODS 13, ODS 15.
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pegada-de-carbono-do-leite-brasileiro.pdf4.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace