Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1173874
Title: NÍVEIS de referência de carbono orgânico no solo sob vegetação natural dos biomas no estado do Mato Grosso do Sul.
Date Issued: 2025
Citation: Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2025.
Pages: 4 p.
Description: O teor de carbono orgânico (C org) apresentado na forma de categorias ou níveis é adequado para do estado atual e o potencial de acúmulo de matéria orgânica nos solos. Estes níveis podem ser utilizados como orientadores para a avaliação e o monitoramento da influência das culturas, arranjos de culturas ou sistemas de cultivo e das práticas e/ou manejo no incremento de matéria orgânica nos solos cultivados. O estabelecimento dos níveis (baixo, médio e alto) leva em consideração variações das camadas de solo até a profundidade de 40 cm e em diferentes formas de avaliação: i) por bioma e textura (Tabelas 1 a 3); ii) por bioma (Tabela 4); iii) por textura (Tabela 5); iv) em geral (Tabela 6). Para mais detalhes do desenvolvimento do consultar Fontana et al. (2024). Algumas classes de textura têm dados em quantidade insuficiente para definição dos níveis, especialmente, a classe siltosa. Na condição por bioma e textura, foram avaliadas de forma conjuntas as texturas argilosa e muito argilosa.
Thesagro: Carbono
Matéria Orgânica
Sistema de Cultivo
Solo
Textura do Solo
Vegetação
Notes: folder
Type of Material: Folders
Access: openAccess
Appears in Collections:Folder / Folheto / Cartilha (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Niveis-referencia-carbono-organico-Mato-Grosso-Sul-2025.pdf19.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace