Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1170771
Title: Comportamento de cultivares de trigo no agreste de Pernambuco.
Authors: PEREIRA, R. G.
MORAIS, L. K. de
CAIERAO, E.
SILVA, E. L. de S. S.
SILVA, L. J. S. da
Affiliation: RODRIGO GOMES PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO; LIZZ KEZZY DE MORAIS, CNPH; EDUARDO CAIERAO, CNPT; EKITO LUAN DE SIQUEIRA SANTOS SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGESTE DE PERNAMBUCO; LUCAS JOSE SANTOS DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGESTE DE PERNAMBUCO.
Date Issued: 2024
Citation: Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2024.
Description: O cultivo de trigo no Brasil ainda mantém um caráter limitado, considerando que são necessárias cultivares adequadas às características edafoclimáticas de cada região, para obtenção de lavouras produtivas e lucrativas. A região nordeste, apesar de ter altas temperaturas e escassez de chuvas, tem um alto potencial produtivo para o setor tritícola, podendo contribuir significativamente para a conquista da independência de importações dos grãos e alavancar as exportações. Isto posto, a problemática do tema é: quais dificuldades a região nordeste enfrenta para conseguir adentrar no mercado tritícola? Quais cultivares se adaptam às características edafoclimáticas da região? É possível alcançar um bom índice produtivo e financeiro? Qual o impacto gerado na economia brasileira? Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as características agronômicas de cultivares de trigo na região do Agreste Meridional de Pernambuco. A pesquisa foi conduzida no período chuvoso do ano agrícola de 2022 no Município de São João-PE. Utilizando o delineamento estatístico em blocos casualizados, com sete tratamentos (cultivares de trigo: BRS 254, BRS 264, BRS 394, BRS 404, MGS Brilhante, TBIO Aton e TBIO Duque) e quatro repetições. As variáveis analisadas foram: número de plantas por metro; número de dias para o florescimento; altura das plantas; comprimento da espiga; diâmetro da espiga; número de grãos por espiga; massa de 1.000 grãos; produtividade de grãos e produtividade de grãos estimada. Todas as cultivares estudadas apresentaram produtividade de grãos estimada superiores à média nacional, demonstrando potencial de cultivo desse cereal na região.
Thesagro: Trigo
Grão
Produtividade
Series/Report no.: (Embrapa Tabuleiros Costeiros. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 194).
ISSN: 1678-1961
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Comportamento-de-cultivares-de-trigo.2024.pdf418,4 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace