Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1170627
Título: Produção orgânica/agroecológica de milho entre renques de leguminosas perenes.
Autor: CAMPANHA, M. M.
MATRANGOLO, W. J. R.
DUARTE, J. de O.
OLIVEIRA, A. C. de
COSTA, S. H. P. da
PRADO, G. de P.
MOREIRA, G. de O.
Afiliación: MONICA MATOSO CAMPANHA, CNPMS; WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS; JASON DE OLIVEIRA DUARTE, CNPMS; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS; SAMUEL HENRIQUE PEREIRA COSTA; GIOVANA DE PAULA PRADO; GUILHERME DE OLIVEIRA MOREIRA.
Año: 2024
Referencia: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2024.
Edicion: 2. ed. rev. atual.
Páginas: 26 p.
Descripción: Em sistemas orgânicos e agroecológicos, o uso de leguminosas como adubação verde é uma estratégia importante para fornecimento de nutrientes às culturas. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar a produção de milho orgânico entre renques das leguminosas cratília e gliricídia, com e sem a inoculação das sementes com bioinsumo promotor de crescimento, comparado com o cultivo solteiro, sem uso de adubo verde. Foi avaliada também a incidência de plantas espontâneas e estimados o custo de produção e a rentabilidade dos sistemas. As plantas de milho cresceram mais e foram mais produtivas entre os renques de cratília e gliricídia, visto que as leguminosas aportaram nutrientes ao sistema, comparado com o cultivo sem adubação verde. A menor produtividade de grãos foi encontrada no plantio solteiro, sem o bioinsumo, em que também foram observados maior número e maior quantidade de plantas espontâneas. O custo de produção é maior quando se usam adubos verdes arbóreos em função da poda e distribuição na área. O sistema sem uso de adubo verde e com inoculante apresentou a melhor rentabilidade entre os arranjos estudados. Os resultados desta pesquisa servirão como importante estratégia para utilização na regeneração e conservação de agroecossistemas, principalmente nos orgânicos e agroecológicos que apresentam restrição ao uso de fertilizantes industriais. Favorecem também a produção de alimentos saudáveis e ao conceito de Saúde Única. Nessa perspectiva, este trabalho está aderente às orientações da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) (Brasil, 2012) e ao atendimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais especificamente o ODS 2.
Thesagro: Zea Mays
Leguminosa
Rendimento
Custo de Produção
Gliricidia
Palabras clave: Cratília
Selo ODS 2
Aleias
Sistema agroflorestal
Citación: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 263).
Notas: ODS 2.
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Producao-organica-agroecologica-de-milho-2.ed.pdf4.37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace