Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1169498
Título: Medidas preventivas e operacionais para evitar obstruções de tubulações e emissores de sistemas de irrigação e fertirrigação por gotejamento ou microaspersão em águas contendo agentes de natureza física, química e biológica.
Autor: FEITOSA FILHO, J. C.
SILVINO, G. da S.
PINTO, J. M.
Afiliación: JOSE CRISPINIANO FEITOSA FILHO, UNIVERSIADDE FEDERAL DA PARAIBA; GUTTEMBERG DA SILVA SILVINO, UNIVERSIADDE FEDERAL DA PARA[IBA; JOSE MARIA PINTO, CPATSA.
Año: 2024
Referencia: In: VIEIRA, A. F.; SILVA, L. F. da; JESUS, F. L. F. de (Org.). O futuro das ciências agrárias: inovações e desafio 4. Ponta Grossa: Atena, 2024.
Páginas: Cap. 8, p. 77-95.
Descripción: Na Irrigação e Fertirrigação por Gotejamento ou Microaspersão as obstruções das tubulações e emissores são frequentes e têm como causa principais os depósitos de material sólidos em suspensão da água de irrigação além da presença de elementos químicos como excesso de íon de ferroe de manganês e Material Orgânico. Este trabalho teve como objetivo fazer Revisão Bibliográfica em Teses, Disertações, Livros Didáticos, A ́postilas de Aula, Artigos Técnicos, Site de Internet e outras fontes de informações a fim de obter Conceitos, Detalhes, Características das Formas de Obstruções e Controle de cada um desses Agentes causadores de Obstruções em Tubulações e Emissores dos Sitemas de Irrigação. Além disso apresententar Exemplos de Cálculos e de Dosagem dos Produtos e práqticas recomendadas para o Controle de Agentes de Naureza Físicas, Químicas e/ou Biológicas causadores dessas obstruções; bem como fornecer Informações Técnicas das Medidas Preventivas, dos Níveis de Riscos Baixos, dos Riscos Médios e dos Riscos Altos e passíveis de Perigo na água de irrigação. Além disso fornecer recomendações Operacionais dos Sistemas de Irrigação/Fertirrigação visando Melhor Operacionalidade e Eficiências dos Sistemas de Irrigação por Gotejamento ou por Microaspersão. Como Conclusão recomendam-se proceder antes da Aquisição e da Instalações dos Sistemas de Irrigação no campo ter Atenção Especial para a necessidade de se fazer Análise da Qualidade da Água a ser utilizada na Irrigação; bem como de conhecer e adotar os Procedimentos de Coleta da Água para Análises e Interpretação dos Níveis adequados e de riscos dos Principais Agentes passíveis de influenciar nas obstruções das tubulações e dos emissores dos Sistemas de Irrigação visando Prevenir dos danos e dos abandonos prematuros de Projetos de Irrigação ou de Fertirrigação.
Thesagro: Irrigação
Irrigação por Aspersão
Irrigação por Gotejamento
Fertirrigação
Filtração
Água
Água de Irrigação
Água Filtrada
Palabras clave: Excesso de Íons de Ferro e de Manganês
Obstrução de tubulação e emissor
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.7282413118
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro técnico (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace