Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1162938
Título: Avaliação do perfil ambiental da produção de óleo de algodão: efeito do processo de extração (mecânico ou solvente) e local de processamento.
Autoria: SHIOSAWA, M. L.
MAXIMO, G. J.
MATSUURA, M. I. da S. F.
Afiliação: MARI SHIOSAWA, UNICAMP; GUILHERME JOSÉ MAXIMO, UNICAMP; MARILIA IEDA DA S F MATSUURA, CNPMA.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023. Pôster 168254; SLACAN.
Páginas: 1 p.
Conteúdo: O Brasil é o 4° produtor mundial de algodão, com destaque para MT. Portanto, estudos de Avaliação de Ciclo de Vida são essenciais para ampliar a sustentabilidade dessa cadeia. Há poucos trabalhos na literatura relacionados ao óleo de algodão, podendo este contribuir com propostas de aprimoramento e obtenção de produto mais sustentável. O objetivo deste estudo foi comparar perfis ambientais da produção do óleo de algodão, avaliando o efeito do método de extração (mecânica ou solvente) e distância da unidade de processamento. Os inventários da fase agrícola e industrial (descaroçamento e extração do óleo) foram obtidos da literatura. Os dados da fase agrícola são referentes à produção em município de Sapezal (MT). Para a fase industrial, os dados foram processados utilizando conjunto de dados de inventários. Considerou-se que o descaroçamento ocorreu em Sapezal (MT) e a extração em Rondonópolis (MT) ou Paraguaçu Paulista (SP). As emissões foram obtidas através da ferramenta ICVCalc-Embrapa, PestLCI, e literatura. A contabilidade ambiental foi realizada no SimaPro, método ReciPe-MidPoint-H. O transporte das sementes para as unidades apresentaram grande relevância; o produto processado em SP apresenta maior impacto em todas as categorias. Na categoria Aquecimento Global (GW) os aumentos são de até 58% comparados a MT. Os resultados estão relacionados às emissões derivadas do diesel (transporte). Entretanto, o local (SP) atenuou os impactos relativos, provavelmente devido à origem de insumos, como água e eletricidade. Quanto aos métodos de extração, aumentos relacionados ao uso de solvente são pouco significativos (até 2,6 % maiores na categoria GW), à exceção das categorias toxicidade humana, terrestre, marinha e depleção de água. O método por solvente amplia o rendimento (considerado em 5%) diminuindo o uso de insumos e os impactos derivados do transporte. Provavelmente, maiores rendimentos podem tornar o processo com solvente mais vantajoso do ponto de vista ambiental.
Thesagro: Algodão
NAL Thesaurus: Cotton
Life cycle assessment
Palavras-chave: Avaliação de ciclo de vida
Óleo de algodão
Perfil Ambiental
Tipo do Material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Recomendação técnica (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RA-FolegattiMIS-15-SLACAN-2023-Ref-168254.pdf262,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace