Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1158613
Título: Proposta de metodologia para estimativa de risco de contaminação por fumonisinas com base na composição física dos grãos de milho.
Autoria: PIMENTEL, M. A. G.
ARAÚJO, D. D. da S.
SIMEONE, M. L. F.
MATOS, M. V. R.
MAMEDES, A. de S.
SOUZA, E. G. de
SILVA, T. T. da
NORMANDO, C. A.
Afiliação: MARCO AURELIO GUERRA PIMENTEL, CNPMS; DAGMA DIONISIA DA SILVA ARAUJO, CNPMS; MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS; MARCUS VINICIUS RODRIGUES MATOS, ESTUDANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; ARTUR DE SOUZA MAMEDES ESTUDANTE DE ENGENHARIA AGRONÔMICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, ESTUDANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; EZEQUIEL GARCIA DE SOUZA, ESTUDANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; THAÍNE TEIXEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; CAMILA ALVES NORMANDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Ano de publicação: 2023
Referência: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2023.
Páginas: 18 p.
Conteúdo: A classificação e a determinação da massa específica aparente de grãos são análises de qualidade rotineiras e de fácil determinação. A associação entre esses parâmetros com a contaminação fúngica e a presença de micotoxinas é um fenômeno reportado para cereais. O objetivo do trabalho foi estabelecer uma relação entre as características físicas (massa específica aparente e total de grãos avariados) com a contaminação por fumonisinas em milho. A relação entre esses parâmetros pode ser usada para estimar o risco de contaminação por fumonisinas em milho. Foram avaliadas 212 amostras de milho obtidas em quatro safras (42 na safra 2018/2019, 55 em 2019/2018, 54 em 2019/2020 e 61 em 2021/2022), para determinar a massa específica aparente (kg m-3), os grãos avariados (%) e os teores de fumonisinas (µg kg-1). O total de avariados apresentou correlação negativa e significativa com a massa específica aparente, demonstrando tendência de redução da massa específica com o aumento do total de avariados. A massa específica aparente apresentou correlação negativa e significativa com o teor de fumonisinas totais, enquanto o total de avariados apresentou correlação oposta com os teores de fumonisinas. Os resultados demonstram tendência de relação entre as características físicas e a contaminação por fumonisinas em milho.
Thesagro: Zea Mays
Micotoxina
Contaminação Fúngica
Grão
Armazenamento
Qualidade
Classificação de Produto
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 252).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta-de-metodologia-para-estimativa-de-risco-de-contaminacao-por-fumonisinas.pdf4.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace