Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1158613
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPIMENTEL, M. A. G.
dc.contributor.authorARAÚJO, D. D. da S.
dc.contributor.authorSIMEONE, M. L. F.
dc.contributor.authorMATOS, M. V. R.
dc.contributor.authorMAMEDES, A. de S.
dc.contributor.authorSOUZA, E. G. de
dc.contributor.authorSILVA, T. T. da
dc.contributor.authorNORMANDO, C. A.
dc.date.accessioned2023-11-21T15:34:00Z-
dc.date.available2023-11-21T15:34:00Z-
dc.date.created2023-11-21
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1158613-
dc.descriptionA classificação e a determinação da massa específica aparente de grãos são análises de qualidade rotineiras e de fácil determinação. A associação entre esses parâmetros com a contaminação fúngica e a presença de micotoxinas é um fenômeno reportado para cereais. O objetivo do trabalho foi estabelecer uma relação entre as características físicas (massa específica aparente e total de grãos avariados) com a contaminação por fumonisinas em milho. A relação entre esses parâmetros pode ser usada para estimar o risco de contaminação por fumonisinas em milho. Foram avaliadas 212 amostras de milho obtidas em quatro safras (42 na safra 2018/2019, 55 em 2019/2018, 54 em 2019/2020 e 61 em 2021/2022), para determinar a massa específica aparente (kg m-3), os grãos avariados (%) e os teores de fumonisinas (µg kg-1). O total de avariados apresentou correlação negativa e significativa com a massa específica aparente, demonstrando tendência de redução da massa específica com o aumento do total de avariados. A massa específica aparente apresentou correlação negativa e significativa com o teor de fumonisinas totais, enquanto o total de avariados apresentou correlação oposta com os teores de fumonisinas. Os resultados demonstram tendência de relação entre as características físicas e a contaminação por fumonisinas em milho.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 252).
dc.rightsopenAccess
dc.titleProposta de metodologia para estimativa de risco de contaminação por fumonisinas com base na composição física dos grãos de milho.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroZea Mays
dc.subject.thesagroMicotoxina
dc.subject.thesagroContaminação Fúngica
dc.subject.thesagroGrão
dc.subject.thesagroArmazenamento
dc.subject.thesagroQualidade
dc.subject.thesagroClassificação de Produto
dc.format.extent218 p.
riaa.ainfo.id1158613
riaa.ainfo.lastupdate2023-11-21
dc.contributor.institutionMARCO AURELIO GUERRA PIMENTEL, CNPMS; DAGMA DIONISIA DA SILVA ARAUJO, CNPMS; MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS; MARCUS VINICIUS RODRIGUES MATOS, ESTUDANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; ARTUR DE SOUZA MAMEDES ESTUDANTE DE ENGENHARIA AGRONÔMICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, ESTUDANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; EZEQUIEL GARCIA DE SOUZA, ESTUDANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; THAÍNE TEIXEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; CAMILA ALVES NORMANDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Proposta-de-metodologia-para-estimativa-de-risco-de-contaminacao-por-fumonisinas.pdf4.15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace