Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1158317
Título: Teor e caracterização do amido de genótipos de mandioca em diferentes idades de colheita.
Autoria: OLIVEIRA, L. A. de
SANTOS, V. da S.
CARVALHO, C. W. P. de
SASAKI, F. F. C.
REIS, R. C.
JESUS, J. L. de
COELHO FILHO, M. A.
Afiliação: LUCIANA ALVES DE OLIVEIRA, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; CARLOS WANDERLEI PILER DE CARVALHO, CTAA; FABIANA FUMI CERQUEIRA SASAKI, CNPMF; RONIELLI CARDOSO REIS, CNPMF; JACIENE LOPES DE JESUS ASSIS, CNPMF; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF.
Ano de publicação: 2023
Referência: Cruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2023.
Páginas: 40 p.
Conteúdo: Reseumo: O amido de mandioca é utilizado diretamente no consumo humano para ração animal e como matéria-prima para uma ampla gama de produtos industriais. O conhecimento básico das características do amido é necessário para identificar potenciais aplicações, melhorar sua qualidade e promover o aumento da produção de amido de mandioca. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar o teor e as características do amido de variedades e híbridos de mandioca em diferentes idades de colheita. Oito genótipos de mandioca (BRS Aipim Brasil, BRS Dourada, Eucalipto, Saracura, 2009 02-13, 2009 02-16, 2009 05-09 e 2009 12-20) foram colhidos aos nove, 12 e 15 meses após o plantio. O amido foi extraído das raízes e determinado o teor de amilose/amilopectina, distribuição do tamanho dos grânulos e viscosidade de pasta, bem como o teor do amido total nas raízes frescas. A interação genótipo x idade de colheita foi significativa para teor de amido, de amilose, para o tamanho do grânulo e propriedade de pasta. O teor de amido variou de 18,4% a 39,0%, com maior teor observado no 15o mês para a Saracura. A distribuição do tamanho dos grânulos foi semelhante à distribuição normal, com o valor médio entre 10,31 um e 21,67 um. No 2009 09-05 e na Eucalipto foi observado o maior teor de amilose. O amido da Eucalipto apresentou formação de pasta à temperatura mais alta, já o amido da variedade Saracura mostrou o maior poder de intumescimento, sendo mais indicado para uso como agente espessante e de ligação tanto para aplicações alimentícias ou não. O 2009 02-16 se mostrou com menor tendência a retrogradação, desejável como agente gelificante em produtos alimentícios refrigerados e congelados in natura ou semiprocessados. O presente trabalho mostra que assim como o genótipo, a maturidade também afeta o teor de amido, de amilose e as propriedades de pasta dos genótipos de mandioca. Esses resultados são úteis para a aplicação do amido na indústria e para programas de melhoramento, de forma a elevar a qualidade do amido de mandioca, bem como promover o aumento de produção e de valor comercial.
Thesagro: Mandioca
Amido
Amilose
Genótipo
Colheita
NAL Thesaurus: Cassava
Starch
Amylose
Genotype
Harvesting
Série: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 148).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BoletimPesquisa148-Luciana-AINFO.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace