Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1158317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. A. de
dc.contributor.authorSANTOS, V. da S.
dc.contributor.authorCARVALHO, C. W. P. de
dc.contributor.authorSASAKI, F. F. C.
dc.contributor.authorREIS, R. C.
dc.contributor.authorJESUS, J. L. de
dc.contributor.authorCOELHO FILHO, M. A.
dc.date.accessioned2023-11-14T11:33:42Z-
dc.date.available2023-11-14T11:33:42Z-
dc.date.created2023-11-14
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationCruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2023.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1158317-
dc.descriptionReseumo: O amido de mandioca é utilizado diretamente no consumo humano para ração animal e como matéria-prima para uma ampla gama de produtos industriais. O conhecimento básico das características do amido é necessário para identificar potenciais aplicações, melhorar sua qualidade e promover o aumento da produção de amido de mandioca. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar o teor e as características do amido de variedades e híbridos de mandioca em diferentes idades de colheita. Oito genótipos de mandioca (BRS Aipim Brasil, BRS Dourada, Eucalipto, Saracura, 2009 02-13, 2009 02-16, 2009 05-09 e 2009 12-20) foram colhidos aos nove, 12 e 15 meses após o plantio. O amido foi extraído das raízes e determinado o teor de amilose/amilopectina, distribuição do tamanho dos grânulos e viscosidade de pasta, bem como o teor do amido total nas raízes frescas. A interação genótipo x idade de colheita foi significativa para teor de amido, de amilose, para o tamanho do grânulo e propriedade de pasta. O teor de amido variou de 18,4% a 39,0%, com maior teor observado no 15o mês para a Saracura. A distribuição do tamanho dos grânulos foi semelhante à distribuição normal, com o valor médio entre 10,31 um e 21,67 um. No 2009 09-05 e na Eucalipto foi observado o maior teor de amilose. O amido da Eucalipto apresentou formação de pasta à temperatura mais alta, já o amido da variedade Saracura mostrou o maior poder de intumescimento, sendo mais indicado para uso como agente espessante e de ligação tanto para aplicações alimentícias ou não. O 2009 02-16 se mostrou com menor tendência a retrogradação, desejável como agente gelificante em produtos alimentícios refrigerados e congelados in natura ou semiprocessados. O presente trabalho mostra que assim como o genótipo, a maturidade também afeta o teor de amido, de amilose e as propriedades de pasta dos genótipos de mandioca. Esses resultados são úteis para a aplicação do amido na indústria e para programas de melhoramento, de forma a elevar a qualidade do amido de mandioca, bem como promover o aumento de produção e de valor comercial.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Mandioca e Fruticultura. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 148).
dc.rightsopenAccess
dc.titleTeor e caracterização do amido de genótipos de mandioca em diferentes idades de colheita.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroMandioca
dc.subject.thesagroAmido
dc.subject.thesagroAmilose
dc.subject.thesagroGenótipo
dc.subject.thesagroColheita
dc.subject.nalthesaurusCassava
dc.subject.nalthesaurusStarch
dc.subject.nalthesaurusAmylose
dc.subject.nalthesaurusGenotype
dc.subject.nalthesaurusHarvesting
dc.format.extent240 p.
riaa.ainfo.id1158317
riaa.ainfo.lastupdate2023-11-14
dc.contributor.institutionLUCIANA ALVES DE OLIVEIRA, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; CARLOS WANDERLEI PILER DE CARVALHO, CTAA; FABIANA FUMI CERQUEIRA SASAKI, CNPMF; RONIELLI CARDOSO REIS, CNPMF; JACIENE LOPES DE JESUS ASSIS, CNPMF; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BoletimPesquisa148-Luciana-AINFO.pdf3.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace