Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1155560
Título: Açaí, mais que um fruto, símbolo da cultura alimentar e bioeconomia da Amazônia.
Autoria: QUARESMA, A. P.
EULER, A. M. C.
Afiliação: AMANDA PAIVA QUARESMA, Empresa IARA; ANA MARGARIDA CASTRO EULER, CPAF-AP.
Ano de publicação: 2023
Referência: In: VASCONCELLOS, M. B. de G. Bioeconomia e o mercado dos produtos florestais não madeireiros: desafios e possibilidades. Sao Paulo: Synergia Consultoria, 2023. v.5, p.74-99.
Conteúdo: Neste artigo, pretendemos apresentar um panorama geral da cadeia de valor do açaí a partir de sua origem. Discutindo sobre os fatores que fazem do açaí o principal produto da sociobioeconomia da Amazônia, com potencial para sustentar os pilares do desenvolvimento sustentável: preservação da floresta, desenvolvimento humano e crescimento econômico. Também orientar os consumidores sobre seu importante papel nesta cadeia, no momento de escolher a origem e as características do produto consumido. Buscamos, assim, responder a algumas perguntas básicas relacionadas a sua origem, atores envolvidos na cadeia produtiva e fatores que podem influenciar a sua valorização ou depreciação. Considerando a sua extensa região de ocorrência e complexidade em termos de atores e ecossistemas, optamos pela espécie açaí de touceira (Euterpe oleracea Mart.) por seu maior volume de produção e o recorte territorial dos estados do Amapá (maior consumidor per capita) e do Pará, responsável por cerca de 90% da produção.
Thesagro: Floresta Tropical
Euterpe Oleracea
Produção Vegetal
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CPAF-AP-2023-Acai-mais-que-um-fruto-simbolo-da-cultura-alimentar-e-bioeconomia.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace