Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1154535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMINGOTI, R.
dc.contributor.authorPESSOA, M. C. P. Y.
dc.contributor.authorMARINHO-PRADO, J. S.
dc.contributor.authorSIQUEIRA, C. DE A.
dc.contributor.authorGOMES, M. A. F.
dc.contributor.authorPARANHOS, B. A. G.
dc.contributor.authorJACOMO, B. DE O.
dc.contributor.authorJESUS, C. R. de
dc.contributor.authorCOSTA, J. V. T. A.
dc.date.accessioned2023-06-20T18:28:24Z-
dc.date.available2023-06-20T18:28:24Z-
dc.date.created2023-06-20
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: SILVA-MATOS, R. R. S. da; LINHARES, S. C.; LOPES, J. M. (org.). Ciências agrárias: debates emblemáticos e situação perene. Ponta Grossa: Atena, 2023.
dc.identifier.isbn978-65-258-1442-1
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1154535-
dc.descriptionBactrocera carambolae Drew & Hancock, 1994 (Diptera: Tephritidae: Dacinae) ou mosca-da-carambola é um inseto-praga originário do Sul da Ásia. Seu primeiro registro na América do Sul foi em 1975 (Paramaribo, Suriname) e a primeira detecção no Brasil em 1996 (Oiapoque, estado do Amapá (AP)). Ainda hoje a mosca-da-carambola é praga quarentenária presente (PQP) no Brasil, com ocorrências em algumas áreas dos estados do AP, Pará (PA) e Roraima RR), sob ações de controle oficial realizadas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Este trabalho apresenta os zoneamentos territoriais mensais de áreas brasileiras favoráveis ao maior desenvolvimento de Bactrocera carambolae, com base em médias de fatores abióticos (temperaturas e umidades relativas), tanto aqueles registrados no país para o período de 2009 a 2018 como também os que conferem ao inseto-praga seu melhor desenvolvimento de fases de seu ciclo de vida e geração de número de descendentes. Os cultivos hospedeiros da praga aqui considerados foram acerola, caju, carambola, goiaba, manga, pitanga, laranja, tangerina e tomate. Com base na análise dos resultados dos zoneamentos mensais obtidos foram identificadas as microrregiões estaduais potencialmente favoráveis ao maior desenvolvimento de B. carambolae e, portanto, à ocorrência de picos populacionais, bem como suas respectivas quantidades de municípios passíveis de serem acometidos. Os municípios favoráveis mensalmente, por respectiva microrregião estadual, foram nominados para os estados com áreas sob controle oficial, disponibilizando a informação de períodos do ano sujeitos às maiores populações de B. carambolae. Do mesmo modo, análises por regiões geográficas do país foram disponibilizadas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDefesa fitossanitária
dc.subjectGeoprocessamento
dc.subjectMosca-da-carambola
dc.subjectZoneamento territorial
dc.titleZoneamento territoriais mensais de áreas brasileiras mais favoráveis ao desenvolvimento de Bactrocera carambolae.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroPraga Quarentenária
dc.subject.thesagroMosca das Frutas
dc.subject.thesagroBactrocera Carambolae
dc.subject.thesagroInseto
dc.subject.thesagroPraga
dc.subject.thesagroCeratitis Capitata
dc.subject.nalthesaurusFruit flies
dc.format.extent2cap. 4. p. 44-71.
riaa.ainfo.id1154535
riaa.ainfo.lastupdate2023-06-20
dc.identifier.doi10.22533/at.ed.421231206
dc.contributor.institutionRAFAEL MINGOTI, CNPM; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA; CATARINA DE ARAÚJO SIQUEIRA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA; BEATRIZ AGUIAR GIORDANO PARANHOS, CPATSA; BÁRBARA DE OLIVEIRA JACOMO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; CRISTIANE RAMOS DE JESUS, CPAF-AP; JOSÉ VICTOR TORRES ALVES COSTA, SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO NO AMAPÁ MACAPÁ.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace