Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1152846
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSMIDERLE, O. J.
dc.contributor.authorSOUZA, A. das G.
dc.date.accessioned2023-03-29T14:53:33Z-
dc.date.available2023-03-29T14:53:33Z-
dc.date.created2023-03-29
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationIn: BRAGA, L. S. Estudo em ciências agrária no Brasil: produções multidisciplinares no século 21. Florianópolis, SC: Instituto Scientia, 2023.
dc.identifier.isbn978-65-85047-26-5
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1152846-
dc.descriptionA maioria das espécies, pertencente à família Fabaceae, apresenta dormência de tegumento que dificulta a entrada de água e, consequentemente, a germinação. Diante do exposto, objetivou-se comparar metodologias de escarificação de sementes de D. excelsa para superação de dormência, estabelecidas na literatura e obtenção de uma nova metodologia proposta no presente estudo visando a obtenção da máxima emergência de plântulas, sem agredir o ambiente e com redução no tempo de obtenção para o viveirista e produtor de mudas florestais. Escarificação com ácido sulfúrico proposta por Vastano Junior é eficiente na obtenção de 89% de emergência de plântulas. No entanto, o uso do ácido sulfúrico, é viável e seguro somente quando realizado em laboratório de análise de sementes e utilizando as medidas de segurança necessárias. Todavia, apresenta perigo de queimaduras ao técnico, funcionário e ou mesmo ao produtor que executa a operação, além de realizar o posterior descarte adequado. A nova metodologia para superar dormência em sementes de D. excelsa proposta neste estudo por Smiderle e Souza, 2023, não prejudica o meio ambiente e apresenta redução de 13 dias na obtenção de 100% de emergência de plântulas de D. excelsa. A metodologia é precisa, simples de realizar e adequada para as condições dos viveiristas e produtores de mudas florestais de forma positiva em relação a metodologia de Vastano Junior. A nova metodologia proposta por Smiderle e Souza, 2023 revela que duas horas é o tempo adequado de imersão das sementes de D. excelsa em água na temperatura de 25ºC para a eficiente superação da dormência de sementes escarificadas, no lado direito ou esquerdo, de D. excelsa com 100% de emergência de plântulas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectVigor de sementes
dc.subjectEmergência de plântulas
dc.subjectImersão em água
dc.titleComparação entre metodologias para superação de dormência em sementes de Angelim-Ferro em Roraima.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroDinizia Excelsa
riaa.ainfo.id1152846
riaa.ainfo.lastupdate2023-03-29
dc.contributor.institutionOSCAR JOSE SMIDERLE, CPAF-RR; ALINE DAS GRAÇAS SOUZA, UNINGÁ.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro técnico (CPAF-RR)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
capitulo-agrarias-scientia-5.pdf725.88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace