Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1148314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWORKSHOP BRASILEIRO DE LITHOTHAMNIUM, 1., 2022, Rio de Janeiro.
dc.date.accessioned2022-11-17T12:01:39Z-
dc.date.available2022-11-17T12:01:39Z-
dc.date.created2022-11-16
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationRio de Janeiro: Embrapa Solos, 2022.
dc.identifier.issn1517-2627
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1148314-
dc.descriptionO Brasil apesar de ser um player mundial na produção e exportação de alimentos, fibras e energia, advindas do seu setor agropecuário, é extremamente dependente de fertilizantes importados. Essa dependência externa em um mercado dominado por poucos fornecedores deixa a economia brasileira, fortemente apoiada no agronegócio, muito vulnerável às oscilações do mercado internacional de fertilizantes. Logo, o momento atual de extrema desorganização das cadeias mundiais de suprimentos, principalmente a cadeia de fertilizantes, esse tema: Granulados Bioclásticos Marinhos (GBM), ainda pouco conhecido e utilizado no país, tem de vir à tona para discussão técnica e científica do seu uso para a agricultura, já que temos a maior reserva mundial desses bioclásticos. A exploração e o uso de bioclásticos marinhos no Brasil são assuntos ainda desconhecidos e sensíveis para a maioria da população brasileira e necessita urgente ser trazido para a discussão honesta e profunda com a comunidade técnica e científica, a fim de analisar a sua viabilidade técnica, econômica e sustentável, porque podemos estar diante de um mar de oportunidades sustentáveis para o Brasil, bem como, a oportunidade de vim do mar, parte da solução para a os solos nacionais. Esta publicação descreve de forma precisa todas as palestras técnicas e mesas redondas apresentadas no 1º Workshop Brasileiro de Lithothamnium, que teve como principal ênfase o uso desses bioclásticos marinhos na agricultura, organizada pela Embrapa Solos e pela Rede FertBrasil ocorrida em maio de 2022. Esperamos que essa publicação contribua com o assunto e abra esse importante debate técnico-científico no país.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Solos. Documentos, 232).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBioclástico marinho
dc.subjectSelo ODS 14
dc.subjectBioclastic granules
dc.titleUso de bioclásticos marinhos na agricultura.
dc.typeAnais e Proceedings de eventos
dc.subject.thesagroFertilizante
dc.subject.thesagroSistema de Irrigação
dc.subject.thesagroCaptação D´água
dc.subject.nalthesaurusLithothamnium
dc.description.notesEditores técnicos: Silvio Roberto de Lucena Tavares, Natália Fernandes Rodrigues, José Carlos Polidoro, David Vilas Boas de Campos, Gabriela Martins Corrêa. ODS 14.
dc.format.extent296 p.
riaa.ainfo.id1148314
riaa.ainfo.lastupdate2022-11-17
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CNPS-DOC-232-2022.pdf4,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace