Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1144849
Título: Solos arenosos da depressão do Médio Vale do Rio Tocantins: caracterização pedológica e modificações proporcionadas pelo cultivo agrícola.
Autoria: FONTANA, A.
DONAGEMMA, G. K.
ARAÚJO, J. C. de L.
BORTOLON, E. S. O.
BORTOLON, L.
AVANZI, J. C.
JACOMINE, P. K. T.
Afiliação: ADEMIR FONTANA, CNPS
GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS
JÚLIO CÉSAR DE LUCENA ARAÚJO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS
ELISANDRA SOLANGE OLIVEIRA BORTOLON, CNPASA
LEANDRO BORTOLON, CNPASA
JUNIOR CESAR AVANZI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
PAULO KLINGER TITO JACOMINE, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO.
Ano de publicação: 2022
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2022.
Conteúdo: Os solos originados de materiais arenosos têm sua formação fortemente influenciados pela herança parental que condiciona elevado teor da fração areia. Com esta composição, os solos têm limitada capacidade de interação e geração de cargas elétricas para a formação de agregados estáveis, baixo potencial de fonte e retenção de nutrientes. Estas características podem controlar o potencial agrícola com maior expressão e intensidade em detrimento aos solos mais argilosos, principalmente nas respostas às práticas agrícolas e na qualidade destes solos. Considerando a necessidade de detalhamento destes solos devido os aspectos intrínsecos da pedogênese e do potencial agrícola, o objetivo deste trabalho foi caracterizar os solos arenosos e avaliar a intensidade das modificações proporcionadas pelas práticas agrícolas na região do Médio Vale do Rio Tocantins. Perfis de solo foram descritos e horizontes caracterizados em condição de vegetação nativa de Cerrado e sob cultivo agrícola com soja e pastagem com braquiária. A variação dos teores da areia grossa e areia fina configura grupos distintos pela relação areia grossa / areia fina, porém com baixa correlação com a água disponível e carbono orgânico. O cultivo com soja e manejo atual proporciona o estreitamento do horizonte superficial e diminuição do teor de carbono orgânico, enquanto, a pastagem com braquiária mostra-se com potencial inverso. A prática de calagem e adubação propicia incremento significativo nos horizontes superficiais em função da baixa capacidade de retenção e disponibilidade de nutrientes nos solos para cultivos agrícolas.
Thesagro: Solo Arenoso
Pastagem
Adubação
Água do Solo
NAL Thesaurus: Pastures
Sandy soils
Soil water
Palavras-chave: Atributos do solo
Culturas anuais
Granulometry
Soil attributes
Annual crops
Selo ODS 2
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 281).
ISSN: 1678-0892
Notas: E-book no formato ePub. ODS 2.
Tipo do Material: Livros
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CNPS-BPD-281-2022.epub5,23 MBUnknownVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace