Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1143032
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSALVIANO, A. M.
dc.contributor.authorGIONGO, V.
dc.contributor.authorCUNHA, T. J. F.
dc.date.accessioned2025-05-09T14:49:17Z-
dc.date.available2025-05-09T14:49:17Z-
dc.date.created2022-05-16
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: VOLTOLINI, T. V.; OLIVEIRA, A. R. de; SALVIANO, A. M.; MOURA, M. S. B. de; ARAÚJO, G. G. L. de (ed.). Sistema de produção de palma-forrageira para o Estado da Paraíba. Petrolina: Embrapa Semiárido, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1143032-
dc.descriptionA palma (Opuntia sp. e Nopalea sp.), quando colhida, é ofertada aos animais fora da área de cultivo, não permitindo a ciclagem de nutrientes, seja por meio da deposição de excretas ou pelas características da cultura. Como não há deposição de cladódios no solo, também não há formação de serrapilheira (também chamada de liteira, que é a camada formada pela deposição dos restos vegetais como folhas, caules, ramos, frutos, flores, sementes e acúmulo de material orgânico vivo em diferentes estágios de decomposição que reveste superficialmente o solo) nas áreas de cultivo, deixando o solo descoberto e reduzindo à ciclagem de nutrientes. Assim, os processos de extração de nutrientes pela colheita da palma são superiores aos de adição via ciclagem, acarretando na depleção dos teores de nutriente no solo. Diagnose da fertilidade do solo; Amostragem do solo; Interpretação de análises químicas do solo; Estratégias de recomendação de adubação; Diagnose nutricional das plantas; Exigências nutricionais; Calagem; Adubação química.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Sistema de Produção, 14)
dc.rightsopenAccess
dc.subjectNutrição mineral
dc.subjectOpuntia sp
dc.subjectNopalea sp
dc.titleNutrição mineral, calagem e adubação.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroPalma Forrageira
dc.subject.thesagroAdubação
dc.subject.thesagroSistema de Produção
dc.subject.nalthesaurusOpuntia
dc.format.extent2p. 22-38.por
riaa.ainfo.id1143032
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-09
dc.contributor.institutionALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO, CPATSA; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA.
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NUTRICAO-MINERAL-CALAGEM-E-ADUBACAO.pdf13.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace