Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1142797
Title: Potencial pedoclimático da área de influência do Canal das Vertentes Litorâneas da Paraíba para culturas agrícolas.
Authors: SANTOS, J. C. P. dos
MARQUES, F. A.
BARROS, A. H. C.
LIMA, E. de P.
AMARAL, A. J. do
ARAUJO FILHO, J. C. de
SILVA NETO, L. de F. da
PARAHYBA, R. da B. V.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
LUZ, L. R. Q. P. da
TAVARES, S. C. C. de H.
Affiliation: JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; FLAVIO ADRIANO MARQUES, CNPS; ALEXANDRE HUGO CEZAR BARROS, CNPS; EVALDO DE PAIVA LIMA, CNPS; ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPT; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; LUIS DE FRANCA DA SILVA NETO, CNPS; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; LUCIA RAQUEL QUEIROZ PEREIRA DA LUZ, CNPS; SELMA CAVALCANTI CRUZ DE H TAVARES, CNPS.
Date Issued: 2022
Citation: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2022.
Description: O potencial pedoclimático da área de influência do canal das vertentes litorâneas da Paraíba para o cultivo do abacaxi, da cana-de-açúcar, da mandioca, do milho e do sorgo foi avaliado em dois níveis tecnológicos quanto ao manejo das terras (média e alta tecnologia) e em três cenários pluviométricos (anos secos, regulares e chuvosos), sob condição não irrigada. Constata-se que as condições climáticas, as variações de solos e o nível tecnológico influenciam o potencial pedoclimático, sendo a magnitude deste efeito dependente da cultura. O clima tem pouca influência no potencial pedoclimático da área para o cultivo de mandioca, milho e sorgo. O solo, contudo, influencia de forma expressiva o potencial da área para estas espécies. Para as culturas de ciclo mais longo (cana-de-açúcar e abacaxi), tanto os aspectos climáticos, como os pedológicos, têm reflexos marcantes na definição do potencial pedoclimático da área. Neste caso, sob o aspecto climático, a principal limitação é a escassez hídrica, com forte gradiente de déficit no sentido leste-oeste da área de estudo, agravado nos anos mais secos. Combinando os aspectos pedológicos e climáticos, em geral, as maiores extensões de terras favoráveis para todos os cultivos são de solos profundos, não pedregosos e bem drenados sob relevo plano e suave ondulado nos tabuleiros costeiros e nas coberturas elúvio-coluviais, se estendendo de Itabaiana até Mataraca. Destacam-se, ainda, áreas expressivas de bom potencial na porção oeste da região, entre Alagoa Grande e Jacaraú. As informações geradas possibilitam um melhor planejamento territorial pelos gestores na definição de programas de apoio às culturas agrícolas e racionalização no uso dos recursos financeiros e naturais.
Thesagro: Zoneamento Climático
Zoneamento Agrícola
Abacaxi
Cana de Açúcar
Mandioca
Milho
Sorgo
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 280).
ISSN: 1678-0892
Language: Portugues
Notes: Acordo de cooperação técnica SEDAP-PB/Embrapa Solos. Embrapa Cód. 25100.16/0122-0.
Type of Material: Livros
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File SizeFormat 
CNPS-BPD-280-2022.epub590,83 kBUnknownView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace