Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1138737
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFONSECA, M. J. de O.
dc.contributor.authorRAFAEL, D. D.
dc.contributor.authorCONEGLIAN, R. C. C.
dc.contributor.authorSILVA, M. P. DA
dc.contributor.authorBARBOZA, H. T. G.
dc.contributor.authorSOARES, A. G.
dc.date.accessioned2022-01-05T12:01:21Z-
dc.date.available2022-01-05T12:01:21Z-
dc.date.created2022-01-04
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationRio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2021.
dc.identifier.issn0101-630X
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1138737-
dc.descriptionNa comercialização de tomates em cacho, é necessário minimizar o despencamento natural dos frutos à medida que amadurecem. O despencamento dos frutos mais maduros deprecia o cacho e pode ser mais intenso conforme a variedade. O presente trabalho objetivou avaliar a influência da aplicação pós-colheita de giberelina (GA3) na redução do despencamento natural em tomate italiano (Solanum lycopersicum L.) cv. BRS Nagai. Cachos de tomate italiano cv. BRS Nagai produzidos sob o sistema TOMATEC ®, em área comercial localizada em Tanguá, RJ, foram colhidos verde maduros e submetidos à aspersão direcionada para a ráquis com água destilada (T1), que foi considerado o controle do processo e com 90 mg/L de GA 3 (T2). Os cachos foram avaliados quanto à perda de massa fresca (%), firmeza dos frutos (N), coloração de casca e quanto ao despencamento natural (%) nos dias 1, 3, 6, 8, 10, 12 e 15 após a colheita. Com exceção do despencamento natural (2,26% e 3,77% no controle contra 0,68% e 1,36% quando se aplicou GA3, nos tempos 1 dia e 15 dias, respectivamente), não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos para as demais características avaliadas. Os resultados obtidos indicam que a aplicação pós-colheita de GA3 pode ser uma tecnologia promissora para fixação de frutos de tomate em cacho, sem alterar sua qualidade pós-colheita durante o armazenamento, tais como perda de massa fresca, firmeza e coloração de casca.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Agroindústria de Alimentos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 38).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGiberelina
dc.subjectGA3
dc.subjectRegulação do desenvolvimento
dc.subjectParâmetros de qualidade
dc.titleControle do Despencamento Natural de Frutos de Tomate Italiano em Cacho Via Aspersão Pós-Colheita de Ácido Giberélico.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroTecnologia de Alimento
dc.format.extent221 p.
riaa.ainfo.id1138737
riaa.ainfo.lastupdate2022-01-05
dc.contributor.institutionMARCOS JOSE DE OLIVEIRA FONSECA, CTAA; DIEGO DIAS RAFAEL, Universidade Federal de Viçosa; REGINA CELI CAVESTRÉ CONEGLIAN, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; MICHELE PAULA DA SILVA, Profissional Autônomo; HENRIQUETA TALITA GUIMARAES BARBOZA, CTAA; ANTONIO GOMES SOARES, CTAA.
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CTAA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CP-01-20-BPD-38-tomate.pdf1.65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace